O Professor Paul Singer nasceu em Viena e chegou ao Brasil com 8 anos de idade , no ano de 1940, estudou e fez o ensino médio técnico, o que o levou a trabalhar na indústria e se envolver com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Foi um dos líderes do movimento grevista de 1953, conhecido como a greve dos 600 mil.
A experiência operária fez nascer em Singer o interesse pela Economia, cujos estudos se iniciaram de maneira autodidática, através da leitura de autores como Marx, Engels e Rosa Luxemburgo. Mais tarde, entrou na Universidade de São Paulo, no curso de Ciências Econômicas e Administrativas, onde se formou em 1959. Durante muitas décadas estudou os princípios da economia, do trabalho, das relações de produção, das políticas e das desigualdades.
Em 1996, Singer participou da construção de um plano para a prefeitura de São Paulo, que consistia em organizar todos os desempregados que o quisessem em cooperativas que pudessem produzir bens e serviços a serem consumidos pelos próprios trabalhadores. fazendo com que as trocas entre as cooperativas pudessem transcorrer sem que a prefeitura tivesse de monetizá-las, as cooperativas deveriam adotar uma moeda social própria, que elas emitiriam e controlariam e que “protegeria” o mercado formado contra a concorrência externa, pois a moeda social não circularia no comércio convencional da cidade. O Plano foi apresentado e aprovado pelo comitê do programa e foi incorporado com o nome de "Economia Solidária."
Em 2002, pela primeira vez, a Economia Solidária figurou com destaque no programa do candidato e do partido dos trabalhadores. Com a vitória do partido dos trabalhadores em 2002, a política de economia solidária passou a ser assumida em plano nacional. Em 2003, foi criada, a pedido do movimento, a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES no Ministério do Trabalho e Emprego e o movimento apresentou o nome de Singer para ser o Secretário, o que foi aceito pelo Presidente.
Neste momento o professor e estudioso já havia sido publicado Introdução à Economia Solidária, que teve como objetivo fundamentar históricamente a proposta de desenvolver o país através de cooperativas por meio da Economia Solidária.
Em 2016, após a SENAES completar 13 anos de trabalho, nos quais muitas ações em prol da economia solidária foram desenvolvidas. Durante todo esse período, Paul Singer esteve à frente da secretaria. Junto com a SENAES foram fundados o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e a Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária, que reúne os governos estaduais e municipais que praticam políticas de fomento da Economia Solidária.
Paul Singer faleceu em abril de 2018, vítima de uma infecção generalizada.
Diante do exposto, solicita-se aos nobres pares a aprovação da presente matéria.
Texto Original: Legislação Citada Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Educação