"Art.1º Fica criada a Medalha de São Francisco de Assis - 3º Milênio, no âmbito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a ser conferida a pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à causa dos animais e/ou à causa dos empobrecidos." (NR)
Art 2º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.
VEREADOR REIMONT
São Francisco de Assis viveu entre os anos de 1182 a 1226, período da Idade Média em que as cruzadas comprometiam a Europa com guerras intermináveis produtoras de muito empobrecimento da população. Sua opção que compreendeu que todos os seres criados por Deus revelavam o rosto do Criador e por isso precisavam ser cuidados e protegidos, deu a ele o titulo de padroeiro dos animais o que está muito correto e adequado, e é consignado nas atribuições daqueles e daquelas que recebem da Câmara Municipal a Medalha São Francisco de Assis do Terceiro Milênio. Conta a história que, diante da pobreza de seus contemporâneos e da vida farta que tinha junto a sua família, Francisco fez opção de abandonar a segurança de sua casa para viver entre os pobres, reconstruindo com eles suas próprias vidas. Aos leprosos, tão discriminados em seu tempo, Francisco chamava de irmãos. Vestiu-se como os pobres, comia o que comiam e vivia em meio a eles. Hoje, a população em situação de rua nas grandes capitais do país e do mundo, e em especial no Rio de Janeiro, clama pela presença de Francisco que, certamente faria se aqui estivesse, opção por construir com eles as politicas publicas e as possibilidades de vida digna e abundante que todos e todas merecem. Há entre nós, muitas mulheres e homens generosos e comprometidos com a causa dos pequenos a quem poderíamos chamar de “Franciscos”. O Poder Público que deve cuidar de todos e em especial dos pobres, precisa compreender que esses “Franciscos” cumprem um papel importantíssimo com sua função social e humanitária. Com esta modificação, a Medalha São Francisco do Terceiro Milênio continua cumprindo o seu papel fundamental de homenagear quem se coloca na defesa dos animais e, amplia-se para homenagear também aqueles e aquelas que mantêm sua vida comprometida com os pobres. Nossa Câmara, atualiza-se e adequa-se desta forma, ao conceito de "Ecologia Integral", usado internacionalmente.
Pelo exposto e diante da relevância do interesse social e humanitário, peço apoio ao ilustres pares para aprovação do Projeto de Resolução em comento.
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Educação