Tipo de Matéria: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR109/2023

Autor(es) : PODER EXECUTIVO

Emenda 56

Autor(es): VEREADOR CARLO CAIADO, Vereador Alexandre Beça, Vereador Átila A. Nunes, Vereador Celso Costa, Vereador Cesar Maia, Vereador Dr. Carlos Eduardo, Vereador Dr. Gilberto, Vereador Dr. João Ricardo, Vereador Edson Santos, Vereador Eliseu Kessler, Vereador Inaldo Silva, Vereador Jair da Mendes Gomes, Vereador João Mendes de Jesus, Vereador Jorge Felippe, Vereadora Luciana Boiteux, Vereador Luciano Medeiros, Vereador Luiz Ramos Filho, Vereador Marcelo Diniz, Vereador Marcio Ribeiro, Vereadora Monica Benicio, Vereadora Monica Cunha, Vereador Niquinho, Vereador Pedro Duarte, Vereador Prof. Célio Lupparelli, Vereador Rafael Aloisio Freitas, Vereadora Rosa Fernandes, Vereadora Teresa Bergher, Vereador Ulisses Marins, Vereador Vitor Hugo, Vereador Welington Dias, Vereador Zico

Texto da Emenda

O Setor Lapa passa a vigorar com a seguinte descrição:

Setor Lapa
O setor Lapa é limitado pelo polígono formado a partir do entroncamento da Rua Riachuelo com a Rua dos Inválidos, incluído apenas o lado ímpar até a Rua do Resende, incluído apenas o lado par até a Rua Ubaldino de Amaral, incluído apenas o lado par até a Avenida Henrique Valadares, incluído apenas o lado ímpar até a Rua da Relação, incluído apenas o lado ímpar até a Rua do Lavradio, incluído apenas o lado par até a Rua dos Arcos, incluído apenas o lado ímpar, passando pela Praça Cardeal Câmara incluídos somente a Praça e o Aqueduto da Carioca até a Avenida República do Paraguai, excluída até a Avenida Mem de Sá, incluído apenas o lado ímpar até o Largo da Lapa Geraldo Pereira, incluído até a Rua Teixeira de Freitas, incluída até a Rua do Passeio, incluído apenas o lado ímpar, contornando o Passeio Público, incluído até a Rua Senador Dantas, incluído apenas o lado ímpar até o encontro de seu prolongamento com a Avenida Augusto Severo, incluída e girando na direção oeste passando pelo entroncamento da Rua da Lapa com a Rua da Glória , incluída rua da Glória da rua da Lapa até a Rua Benjamin Constant, da Rua Conde de Lages, incluída até a Rua Joaquim Silva, incluída até a Rua Evaristo da Veiga, incluída até a Rua do Riachuelo, incluída até a Rua dos Inválidos, ponto de partida.
Plenário Teotônio Villela, 1 de agosto de 2023.







JUSTIFICATIVA

A presente emenda que apresento aos meus Pares tem como objetivo a revitalização de parte do Bairro da Glória com frente para a histórica praça Paris e para a baia de Guanabara.
A Praça Paris, foi construída em 1926 com projeto do urbanista francês Alfred Agache, durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior. Ela reproduz o traçado de um típico jardim parisiense da época, abrigando em seus espaços grande número de amendoeiras de grande porte, além de obras de arte e esculturas.
A praça foi erguida sobre um aterro. Em princípio, ia das avenidas Rio Branco e Beira Mar até a rua da Glória. Posteriormente, foi encurtada para dar lugar à praça Marechal Deodoro da Fonseca. A praça foi concebida como uma joia da belle époque, entre 1926 e 1930, período em que o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil.
Na época da construção do metrô, a praça foi completamente destruída. Depois foi restaurada e reinaugurada em 1992, quando foi cercada por grades, visando à sua preservação. É um local muito procurado por desportistas e famílias.
A Murada é lembrança de um mar próximo. Indo em direção ao Centro, vê- se o relógio de 1905, seguido da murada feita para conter a ressaca do mar, que chegava até ali no século XVIII. Um pouco adiante, no número 156 da Rua da Glória, existe, ainda, o chafariz construído em 1772 para trazer água potável de Santa Teresa.
O Chafariz de 1600 metros quadrados foi inaugurado em 1929, como um projeto do urbanista francês Donalt-Alfred Agache. O monumento ficou fechado por sete anos, e foi re-inaugurado em Outubro de 2010.
O Bairro Glória foi um dos primeiros contemplados com a inauguração do Metrô, em 1979. A estação possui um fluxo diário de 18 mil clientes e suas saídas levam às ruas do Russel, Benjamin Constant e Santo Amaro, cheias de movimento e história.
A valorização do bairro da Glória aumenta a capacidade de transformação do centro da cidade. Da praça Paris até o acesso a estação do metrô localizada na rua Benjamin Constant, temos prédios comerciais antigos subutilizados que podem ser reconvertidos em residências.
Com a inclusão no setor da Lapa cria-se incentivo a revitalização dos prédios comerciais, residenciais e a construção de novas edificações com a implantação da fachada ativa, fomentando o comércio na região e criação de novas unidades habitacionais no Centro da Cidade.

Assim, pelos motivos que acima justifico, é que solicito o apoio de meu Pares para que a presente emenda logre êxito.









Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas :


    Código do Projeto
20230200109 Autor do Projeto PODER EXECUTIVO
    Protocolo
Regime de Tramitação Ordinária
    Mensagem
70/2023
Outras Informações:
Protocolo . Autor VEREADOR CARLO CAIADO, Vereador Alexandre Beça, Vereador Átila A. Nunes, Vereador Celso Costa, Vereador Cesar Maia, Vereador Dr. Carlos Eduardo, Vereador Dr. Gilberto, Vereador Dr. João Ricardo, Vereador Edson Santos, Vereador Eliseu Kessler, Vereador Inaldo Silva, Vereador Jair da Mendes Gomes, Vereador João Mendes de Jesus, Vereador Jorge Felippe, Vereadora Luciana Boiteux, Vereador Luciano Medeiros, Vereador Luiz Ramos Filho, Vereador Marcelo Diniz, Vereador Marcio Ribeiro, Vereadora Monica Benicio, Vereadora Monica Cunha, Vereador Niquinho, Vereador Pedro Duarte, Vereador Prof. Célio Lupparelli, Vereador Rafael Aloisio Freitas, Vereadora Rosa Fernandes, Vereadora Teresa Bergher, Vereador Ulisses Marins, Vereador Vitor Hugo, Vereador Welington Dias, Vereador Zico
da Emenda 56 Tipo Emenda Modificativa
Mensagem
Entrada 09/05/2023 Despacho 09/05/2023
    Publicação
09/06/2023
    Republicação
Pág. do DCM da Publicação 69/70 Pág. do DCM da Republicação
Data da Sessão 09/05/2023 Motivo da Republicação
Emenda de Parecer? Não

Observações:






Comissões a serem distribuidas

01.:A imprimir



HTML5 Canvas example