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PROJETO DE LEI1755/2023
Autor(es): VEREADOR ELISEU KESSLER


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :
Art. 1º Fica incluído no § 11. do art. 6º da Lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, o seguinte evento:

Semana da Influência Digital, a ser realizada anualmente de 27 de novembro a 2 de dezembro.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.



Plenário Teotônio Villela, 15 de fevereiro de 2023


JUSTIFICATIVA

A influência digital é uma área do marketing que surgiu com o advento das redes sociais. Por meio dessa estratégia, as empresas conseguem alcançar um número cada vez maior de potenciais consumidores e, com isso, impulsionar as suas vendas. Em outras palavras, a influência digital se refere à capacidade que pessoas ou empresas têm de influenciar as decisões de compras dos usuários das redes sociais. Devido à sua ampla efetividade, tem sido uma estratégia bastante utilizada pelo mercado.
De acordo com Roberto Ciadini, existem 6 caminhos para a influência. A seguir, explicamos brevemente cada um deles!
Reciprocidade
Ao fazer um favor para uma pessoa, por exemplo, ela se sentirá em dívida com você. Com isso, você consegue exercer influência sobre ela.
Escassez
Despertar um sentimento de escassez pode agir como um fator persuasivo e, assim, influenciar as decisões de compra do consumidor.
Confiança
Quando você demonstra um sentimento de confiança em outras pessoas sem nenhum embasamento, elas ficam mais propensas de serem influenciadas.
Prova Social
Se você tem os mesmos pensamentos ou ações que pessoas de determinado grupo, um senso de proximidade é criado e essa atmosfera de pertencimento cria um ambiente propício para a influência e persuasão.
Afeto
Por meio desse caminho de influência, as pessoas buscam ganhar o afeto de outras para, assim, conseguirem influenciar suas ações.
Autoridade
A autoridade é uma forma que exerce bastante influência sobre as pessoas. Afinal, somos ensinados desde pequenos a obedecer a vários tipos de autoridade como familiares, professores, polícia etc.
Para que a sua empresa tenha influência digital, é importante conhecer o perfil dos consumidores para traçar uma estratégia adequada. Por isso, é fundamental que sejam realizadas pesquisas específicas e que as informações coletadas sejam analisadas com cautela e precisão.
Mas se você não tem experiência nem profissionais especializados nesse processo, você pode contar com o auxílio de uma empresa especializada como a Quaest, que é formada por uma equipe multidisciplinar e com alta capacidade de fornecer respostas rápidas que auxiliam os clientes a tomarem decisões mais assertivas.
Como você pode perceber, a influência digital tem sido amplamente utilizada pelas empresas, já que tem apresentado bons resultados nos últimos anos. No entanto, para que essa estratégia seja eficiente, é fundamental que seja baseada em pesquisas e análise de dados relevantes para definir a melhor abordagem, o influenciador adequado, o produto, entre outros aspectos relevantes.
Para entender de forma estruturada o que é influência digital, é preciso dar um passo para trás e entender os princípios da influência entre seres humanos, independentemente de ela acontecer no âmbito online ou offline.Nas últimas décadas, a psicologia tem se encarregado de estudar a influência humana tendo a persuasão como um de seus elementos-chave. Nesse contexto, uma teoria interessante diz que existem seis caminhos — ou “atalhos” — que as pessoas usam para persuadir umas às outras. A teoria que versa sobre os seis elementos da influência não é definitiva nem é a única existente no campo da psicologia. Mas é bastante popular e antiga. Apareceu pela primeira vez em 1984 no livro “Influence: The Psychology of Persuasion“. É de autoria de Robert Cialdini, professor emérito de Psicologia e Marketing na Universidade do Arizona, dos Estados Unidos, e famoso por ter escrito diversos best-sellers no campo da persuasão.

O influenciador, portanto, pode usar esses recursos — de forma natural ou adquirida — para persuadir pessoas. Com isso, causa um impacto na forma como elas pensam ou se comportam. E as conduz a uma ação.

O que muda na atualidade é o fato de que a mensagem corre numa velocidade muito maior do que na era offline. O influenciador digital alcança um número enorme de pessoas em muito menos tempo.

“Quando eu publico alguma coisa no meu Twitter, a minha mensagem passa adiante numa determinada velocidade. Mas quando uma pessoa com muita influência, como o Seth Godin ou o Guy Kawasaki, publica alguma coisa, a mensagem deles move adiante com muito mais rapidez e abrangência do que a minha. Portanto, influência digital é a capacidade que você tem de fazer o seu conteúdo mover adiante.”

Esta é uma boa forma de você compreender o efeito da influência. Por isso, o digital influencer nunca deve ser medido apenas pelo número de seguidores. Esse dado é incompleto. A quantidade de pessoas que acompanha suas redes sociais pode ser um bom ponto de partida, mas não necessariamente significa que ele vá mover a mensagem adiante.

Uma pesquisa realizada no início de agosto pelo Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, apontou que cerca de 76% dos usuários de internet no Brasil já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. O número, inclusive, salta para 82% entre aqueles que prestam atenção em postagens pagas. O estudo foi feito com 1,1 mil pessoas com 15 anos ou mais, de todos os gêneros, estratos sociais e regiões do País. O levantamento considerou usuários que acessam no mínimo duas mídias sociais e que seguem digital influencers.
Interessantíssima, a pesquisa confirmou algumas impressões, mas também demoliu “verdades absolutas”. O primeiro dogma a cair por terra foi um suposto sentimento de desconfiança relativo à natureza do trabalho dos influenciadores. Sim, os seguidores, de fato, os veem como produtores e disseminadores de conteúdos relevantes, orgânicos ou patrocinados. Tanto faz. É que, por receio em não ter engajamento – ou até mesmo perder seguidores, era comum entre os creators não sinalizar entre as postagens quais eram patrocinadas. Medo bobo. Segundo os entrevistados na pesquisa, basta somente, no post, informar que se trata de um publi. Reforça a transparência. E os seguidores adoram isso.
O levantamento também mostrou que a maior parte dos usuários consegue identificar os posts patrocinados — e consideram importante essa identificação. Mas, ao contrário do que se imaginava, o reconhecimento de que o conteúdo é publicidade praticamente não diminui a interação ou o engajamento. Não mina a confiança no influenciador, na marca ou no produto. Desde que seja autêntico. Aliás, esse é o maior ativo de um criador de conteúdo: autenticidade.
Em artigos como este, mas também em palestras e aulas, venho há algum tempo falando sobre o valor da autenticidade, mas, principalmente, sobre o poder da influência digital. E alertando sobre a importância da responsabilidade e da coerência com o conteúdo produzido, endossado ou compartilhado. A razão? Bom, é que direta ou indiretamente, influenciadores digitais sugestionam o pensamento e as ações de milhares ou milhões de pessoas. Crianças e adolescentes, em sua maioria. Eles têm um poder imenso de mudar comportamentos. E isso não pode ser negligenciado e tampouco usado de modo errôneo. “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, ensinou o grande Stan Lee.
Em relação às impressões confirmadas pela pesquisa Qualibest-Spark, uma delas, em especial, chamou a minha atenção. Diz respeito ao Instagram, especificamente. É que, segundo o estudo, apesar das mudanças recentes promovidas pela plataforma, ocultando o número de likes dos usuários, 42% deles não alterou a forma como interage no aplicativo. Previ isto em julho passado, neste artigo, quando afirmei que o uso do Instagram para lazer, pelos usuários, seria pouco alterado pela nova medida de ocultação de curtidas.
Falando no Instagram, a pesquisa apontou que a plataforma é a mais usada pelos seguidores, ao lado do YouTube, para acompanhar influenciadores digitais. São 81%. O estudo também revelou que 41% dos usuários assistem a Stories com o áudio desligado. Durante as entrevistas, eles admitiram que só ativam o volume se o conteúdo, de fato, for relevante.
A Influencia digital representa o futuro dos negócios, então, sai na frente quem estiver preparado para se adaptar às mudanças. Um cenário cheio de oportunidades, apesar das incertezas para que o cidadão comum como também as empresas possam entender e atender a melhor forma às expectativas e necessidades do cidadão. Mais conectado e exigente, o na condição de consumidor da era digital exige um atendimento único, eficiente e imediato.O desafio é, então, identificar oportunidades para oferecer a experiência mais completa possível. O momento e de implementar novas tecnologias não só para se comunicar melhor no seu dia a dia, mas também melhorar o modelo gestão administrativa, jurídica e legislativa.


Texto Original:


Legislação Citada

LEI Nº 5.146 , DE 7 DE JANEIRO DE 2010.

Dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro e institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade do Rio de Janeiro.

(...)
CAPÍTULO II
DAS DATAS COMEMORATIVAS E EVENTOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Art. 6º Constituem datas comemorativas e eventos anuais do Município do Rio de Janeiro, devendo ser inseridos no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade, de acordo com as datas abaixo elencadas :

(...)

§ 11. São datas comemorativas e eventos do mês de Novembro:

(...)


Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto
Link:

Datas:
Entrada 02/15/2023Despacho 03/02/2023
Publicação 03/03/2023Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 36 a 38 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum MS Arquivado Sim
Motivo da Republicação Pendências? Não


Observações:



DESPACHO: A imprimir e à(s) Comissão(ões) de:
Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Cultura,
Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática.
Em 02/03/2023
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público
03.:Comissão de Cultura
04.:Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática

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Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
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Blue right arrow Icon Envio a Consultoria de Assessoramento Legislativo. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº48/2023/202303/15/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Justiça e Redação => Relator: VEREADOR DR. GILBERTO => Proposição => Parecer: Pela Constitucionalidade04/03/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público => Relator: VEREADOR JORGE FELIPPE => Proposição => Parecer: Favorável04/13/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Cultura => Relator: VEREADOR EDSON SANTOS => Proposição => Parecer: Favorável05/10/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática => Relator: VEREADOR CELSO COSTA => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido05/25/2023
Blue right arrow Icon Discussão Primeira => Proposição 1755/2023 => Encerrada05/25/2023
Acceptable Icon Votação => Proposição 1755/2023 => Aprovado (a) (s)05/25/2023
Blue right arrow Icon Discussão Segunda => Proposição 1755/2023 => Encerrada06/01/2023
Acceptable Icon Votação => Proposição 1755/2023 => Aprovado (a) (s)06/01/2023
Two documents IconBlue right arrow Icon Tramitação de Autógrafo; Envio ao Poder Executivo06/14/2023Vereador Eliseu Kessler
Blue right arrow Icon Ofício Origem: Poder Executivo => Destino: CMRJ => Comunicar Sanção => 06/20/2023
Green right arrow Icon Resultado Final => 20230301755 => Lei 794106/20/2023
Blue right arrow Icon Arquivo06/20/2023






   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
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