Consultoria e Assessoramento Legislativo

Show details for Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)
Hide details for Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)


INFORMAÇÃO nº 625/2021

Projeto de Lei nº 631/2021 que “DISPÕE SOBRE A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE PODA, CORTE, REMOÇÃO COM DESTOCA E SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.


Autoria: VEREADOR MARCIO RIBEIRO

A Consultoria e Assessoramento Legislativo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo parágrafo primeiro do art. 233 do Regimento Interno, c/c o parágrafo único do art. 8º da Lei nº 5.650/2013, INFORMA:

1. SIMILARIDADE

A Consultoria e Assessoramento Legislativo, com base na pesquisa feita pela Diretoria de Comissões, informa ter encontrado as seguintes proposições correlatas ao objeto específico do presente projeto (‘autoriza os munícipes interessados a realizar poda, corte ou remoção com destoca e substituição de árvores do passeio público dos logradouros municipais limítrofes às residências, desde que estejam no limite de suas calçadas ou no âmbito de suas propriedades particulares’):

Projeto de Lei nº 1.567/2019; EMENTA: DISPÕE SOBRE A PODA, CORTE DE RAÍZES OU REMOÇÃO DE ÁRVORES EM LOGRADOUROS PÚBLICOS E PRIVADOS; Autor(es): VEREADOR ZICO; tramitando

Projeto de Lei nº 1.690/2020; EMENTA: ESTABELECE A REASSUNÇÃO DE ATRIBUIÇÕES DE CONSERVAÇÃO, MANUTENÇÃO E PODAS DAS ÁRVORES À FUNDAÇÃO PARQUES E JARDINS; Autor(es): VEREADORA TERESA BERGHER; tramitando

Lei nº 6.495, DE 21 DE MARÇO DE 2019 (PL724/2018). “Dispõe sobre a catalogação e a realização de podas e destocas preventivas de entes arbóreos no Município do Rio de Janeiro.”; Autor: Vereador Prof. Célio Lupparelli

Lei nº 5.457 DE 19 DE JUNHO DE 2012 (PL 1197/2011). Status da Lei: Declarado Inconstitucional Total. “Determina que o Poder Público realize o serviço de poda de árvores em propriedade particular com fins residenciais e dá outras providências.”; autoria do Senhor Vereador Aloísio Freitas

2. TÉCNICA LEGISLATIVA

2.1. LEI COMPLEMENTAR Nº 48/2000

No contexto de a ementa explicitar o objeto da Lei (art. 4º, in fine, LC nº 48/2000) e considerando o âmbito de aplicação da Lei a ser indicada no art. 1º (art. 6º, caput e inciso III, LC nº 48/2000), é cabível uma maior reciprocidade entre art. 1º e a ementa do Projeto.

A despeito da não recomendação genérica de remissão entre diplomas legais para normas infra legais, é possível considerar também a aplicabilidade da citação expressa no art. 6º do PL.

Em caso de ajustes de redação no PL, pode-se contemplar o disposto no inciso IX do art. 9º da LC supra.

2.2. PARECER NORMATIVO CJR N° 1/1989

O Projeto está em conformidade com este Parecer Normativo, com exceção da referência ao município na ementa do Projeto.

2.3. OBSERVAÇÕES

Recomenda-se revisão de redação quando da versão final do PL aprovado, inclusive para que as normas intentadas reflitam os anseios legislativos, consoante ao indicado no item 7 desta Informação. E também especificar algumas normas do projeto, como a do caput do art. 2º, no sentido de se a “autorização específica” é para a “solicitação” (‘protocolo de requerimento’) ou para “execução dos serviços” (este mais provável, inclusive considerando o parágrafo único do mesmo artigo).

3. REQUISITOS REGIMENTAIS – ART. 222

A Proposição em exame atende aos requisitos do art. 222 do Regimento Interno.

4. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA

A matéria se insere no âmbito do art. 30, I, da Lei Orgânica do Município. A competência da Casa para legislar sobre o Projeto se fundamenta no caput do art. 44, do mesmo diploma legal.
Para maiores informações sobre a competência desta Casa para legislar sobre o assunto, a Consultoria e Assessoramento Legislativo publicou o Estudo Técnico n° 03/2017, disponível em: http://www.camara.rj.gov.br/scriptcase/file/doc/ETEC-0032017.pdf

5. INICIATIVA LEGISLATIVA

O poder de iniciar o processo legislativo é o previsto no art. 69 da LOM/RJ. Para maiores informações sobre a iniciativa desta Casa para deflagrar o processo legislativo da matéria, a Consultoria e Assessoramento Legislativo publicou o Estudo Técnico n° 03/2017, disponível em: http://www.camara.rj.gov.br/scriptcase/file/doc/ETEC-0032017.pdf

6. ESPÉCIE NORMATIVA

A proposição em escrutínio reveste-se da forma prevista no art. 67, III, da LOM/RJ.

7. CONSIDERAÇÕES MATERIAIS

Por observância do intuito legislativo exposto na justificação do PL em tela, convém considerar possíveis dissonâncias entre o pretendido e o que se vem a ser instituído e/ou regulamento pelas normas inseridas no Projeto.

Como por exemplo a responsabilidade pela elaboração do laudo técnico, entendendo-se pela justificativa que este deva ser feito pelo Poder Público (“...sem onerar a municipalidade, cujos serviços serão realizados somente após liberação de laudo técnico por competente órgão da Administração Municipal, podendo assim proceder a poda, ...” – grifo nosso); e o parágrafo único do art. 2º do PL facultando-o ao particular interessado (“Poderá o munícipe contratar profissional técnico devidamente habilitado, às suas expensas, para a emissão do referido laudo técnico, que será apensado por ocasião do protocolo de requerimento, cabendo ao Poder Publico somente a autorização para a realização dos serviços em questão.” – grifo nosso). Neste mesmo contexto, contempla-se também o disposto no inciso VI do art. 3º do Projeto.

Outro exemplo, no contexto da bem vinda facilitação e agilização das intervenções arbóreas, é a exata discriminação da responsabilidade pela execução dos serviços. Em que a Justificativa do PL faz referência apenas a pessoa jurídica (“...caso haja interesse do munícipe, em poder contratar empresa especializada, à suas próprias custas e sem onerar a municipalidade...” – grifo nosso); e o parágrafo único do art. 2º do Projeto indica a possibilidade de contratação de pessoa física (“Poderá o munícipe contratar profissional técnico devidamente habilitado, às suas expensas,...” – grifo nosso). Neste mesmo contexto, contempla-se também o disposto no art. 3º do Projeto.

Esta é a Informação técnico-jurídica que nos compete instruir.

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2021.


RAFAEL VARGAS MARQUES
Consultor Legislativo – Área: Meio Ambiente
Matrícula 10/815.032-8

MARIA CRISTINA FURST DE F. ACCETTA
Consultora-Chefe da Consultoria e Assessoramento Legislativo
Matrícula 60/809.345-2

Show details for Nota Técnica (Clique aqui)Nota Técnica (Clique aqui)
Hide details for Nota Técnica (Clique aqui)Nota Técnica (Clique aqui)





Informações Básicas
Código20210300631 Protocolo009066
AutorVEREADOR MARCIO RIBEIRO, VEREADOR MARCOS BRAZ, VEREADOR CELSO COSTA, VEREADORA VERA LINS Regime de TramitaçãoOrdinária
Com o apoio dos Senhores

Ementa DISPÕE SOBRE A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE PODA, CORTE, REMOÇÃO COM DESTOCA E SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Datas
Entrada 08/31/2021
    Despacho
09/02/2021

Informações sobre a Tramitação
Data de Envio09/08/2021 Data do Retorno09/14/2021
Número do Informativo625 Ano do Informativo2021
Data da Publicação09/15/2021 Objeto de AnáliseProposição
Data da Republicação
Assinaturas:
Tecnico LegislativoRafael Vargas MarquesResponsável p/ExpedienteMaria Cristina Furst de Freitas
De acordo


Atalho para outros documentos