Texto Parecer (clique aqui)
DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, DE ASSUNTOS URBANOS E DE EDUCAÇÃO, AO PROJETO DE LEI Nº 569/2021, QUE “DÁ O NOME DE ATOR PAULO JOSÉ (ATOR, ROTEIRISTA, DIRETOR BRASILEIRO 1937-2021) A UM LOGRADOURO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO”.
Autor: Vereador Jorge Felippe
Relator: Vereador Alexandre Isquierdo
(PELA CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL)
I - RELATÓRIO
Trata-se da análise e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº569/2021 que “DÁ O NOME DE ATOR PAULO JOSÉ (ATOR, ROTEIRISTA, DIRETOR BRASILEIRO 1937-2021) A UM LOGRADOURO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO”.
II – VOTO DO RELATOR
A Proposição sob análise atende aos requisitos formais elencados no art. 222 do Regimento Interno.
No que tange ao aspecto material, compete à Câmara Municipal legislar sobre a matéria com fulcro nos artigos: 30, I e IV, “r”; 44, 67, III e 69 todos da Lei Orgânica do Município – LOM.
No mérito a proposta apresentada visa homenagear o ator Paulo José, nascido em Lavras do Sul em 20 de março de 1937. Em mais de 60 anos de carreira, Paulo José marcou a dramaturgia brasileira com trabalhos excepcionais no teatro, no cinema e na TV com personagens inesquecíveis. Iniciou a carreira artística em 1961, na peça "Testamento de um cangaceiro". Já no cinema, ele estreou em 1965, no filme "O padre e a moça", de Joaquim Pedro de Andrade, no papel de padre. Nos anos 60 ele atuou em diversos filmes importantes para o Cinema Novo, como "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade, e "Todas as mulheres do mundo", de Domingos Oliveira. Paulo José atuou em mais de 20 novelas e minisséries. Sempre se preocupou com a valorização do ofício de ator, lutando pela regulamentação da profissão no final dos anos 70. Pelo todo exposto, opino pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL.
Sala da Comissão, 13 de setembro de 2021
Vereador Alexandre Isquierdo
Relator
III – CONCLUSÂO
As Comissões de Justiça e Redação, de Assuntos Urbanos e de Educação, em reunião realizada no dia 13 de setembro de 2021, aprovaram o voto do Relator, Vereador Alexandre Isquierdo, pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL ao Projeto de Lei nº 569/2021 de autoria do Vereador Jorge Felippe.
Sala da Comissão, 13 de setembro de 2021
COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO
Vereador Inaldo Silva
Presidente
Vereador Alexandre Isquierdo Vereador Dr. Gilberto
Vice-Presidente Vogal
COMISSÃO DE ASSUNTOS URBANOS
Vereadora Tainá de Paula
Presidente
Vereador Eliel do Carmo Vereador Vitor Hugo
Vice-Presidente Vogal
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Vereador Prof. Célio Lupparelli Vereador Tarcísio Motta
Vice-Presidente Vogal