;
 

Distribuição


Ementa da Proposição

INSTITUI A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO NO BAIRRO VASCO DA GAMA, ESTABELECE DIRETRIZES URBANÍSTICAS PARA A ÁREA DE ABRANGÊNCIA DELIMITADA NA OPERAÇÃO, PERMITE A TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR, PERMITE A CONSTRUÇÃO ELEVADA SOBRE O EMBASAMENTO DA SEDE NÁUTICA DA LAGOA, INSTITUI CONSELHO CONSULTIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Show details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
Hide details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO; DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO; DE ASSUNTOS URBANOS; DE ESPORTES, LAZER E EVENTOS; DE CULTURA; DE OBRAS PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA; DE TURISMO; DE ABASTECIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E AGRICULTURA; DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA; DE SEGURANÇA PÚBLICA; DE HIGIENE, SAÚDE PÚBLICA E BEM-ESTAR SOCIAL; DE TRANSPORTES E TRÂNSITO; DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL; DE MEIO AMBIENTE; DE EDUCAÇÃO; DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 142/2023, (MENSAGEM Nº 92/2023), QUE “INSTITUI A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO NO BAIRRO VASCO DA GAMA, ESTABELECE DIRETRIZES URBANÍSTICAS PARA A ÁREA DE ABRANGÊNCIA DELIMITADA NA OPERAÇÃO, PERMITE A TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR, PERMITE A CONSTRUÇÃO ELEVADA SOBRE O EMBASAMENTO DA SEDE NÁUTICA DA LAGOA, INSTITUI CONSELHO CONSULTIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.


Autor do Projeto: Poder Executivo
Relator pela Comissão de Justiça e Redação: Vereador Dr. Gilberto
Relator de Mérito: Vereador Jorge Felippe

(PELA CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL)


I - RELATÓRIO

Trata-se da análise e emissão de parecer ao Projeto de Lei Complementar nº 142/2023, (Mensagem nº 92/2023), que “INSTITUI A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO NO BAIRRO VASCO DA GAMA, ESTABELECE DIRETRIZES URBANÍSTICAS PARA A ÁREA DE ABRANGÊNCIA DELIMITADA NA OPERAÇÃO, PERMITE A TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR, PERMITE A CONSTRUÇÃO ELEVADA SOBRE O EMBASAMENTO DA SEDE NÁUTICA DA LAGOA, INSTITUI CONSELHO CONSULTIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Poder Executivo.

II – VOTOS DOS RELATORES

PELA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO:

A proposição sob análise atende aos requisitos formais elencados no art. 222 do Regimento Interno.

No que tange ao aspecto material, a matéria se insere no âmbito do art. 30, I, II, IV, XVII, XXIV, e XXXI, “a”, em consonância com o disposto nos arts. 292, caput; 293, VII; 422, §1º; e 429, IX, todos da Lei Orgânica do Município.

A competência da Casa está descrita no art. 69 do mesmo Diploma legal.

PELO MÉRITO:

No mérito, a proposta visa instituir a Operação Urbana Consorciada do Estádio de São Januário, no bairro Vasco da Gama.

O Estádio São Januário, oficialmente chamado de Estádio Vasco da Gama, é um dos mais icônicos do Brasil e está localizado no bairro Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 21 de abril de 1927 e pertence ao Club de Regatas Vasco da Gama, sendo o maior estádio particular da cidade até a construção do Maracanã.

A construção de São Januário foi um marco não apenas para o Vasco, mas também para o futebol brasileiro. Na época, o clube havia conquistado grande popularidade, especialmente entre as camadas mais humildes e os imigrantes, e necessitava de um estádio que comportasse a crescente torcida. Com a ajuda financeira dos próprios torcedores e membros da comunidade portuguesa, o estádio foi erguido em tempo recorde. Inaugurado em 21 de abril de 1927, o estádio possui não só sua importância histórica, mas também esportiva, social e cultural do Brasil.

Além de seu papel no futebol, São Januário possui grande importância histórica e social. Durante o Estado Novo, foi palco de discursos de Getúlio Vargas e outros eventos políticos significativos. O estádio também sediou diversos eventos culturais e esportivos ao longo das décadas.

São Januário tem papel fundamental na economia de seu entorno, sobretudo nas comunidades vizinhas Barreira do Vasco, Tuiuti e Arará. Entretanto, o estádio precisa passar por uma revitalização natural após tantos anos. A solução encontrada, sem aporte de dinheiro público, foi a instituição da operação urbana consorciada, permitindo que o Vasco da Gama arrecade o dinheiro necessário para a reforma do estádio com a transferência de potencial construtivo para outras regiões da cidade, respeitando as regras urbanísticas vigentes.

Importante salientar também que a proposta prevê a mitigação dos impactos viários nas regiões receptoras de potencial, bem como a revitalização das comunidades do entorno. Para garantir que a obra seja, de fato, executada, a proposta também escalona a transferência do direito de construir, à realização das intervenções necessárias, à conservação, manutenção, recuperação e expansão do Estádio de São Januário e de todo seu complexo esportivo, cultural e social.

Esta Casa de Leis reconhece a importância desse esporte como transformador de vidas, sempre gerando emprego e renda para nossa cidade, estando sempre voltado ao diálogo com a sociedade e outros entes do Poder Público, sempre com o intuito de ajudar os clubes cariocas a cada vez mais aumentarem seu nível de excelência esportiva, cultural e social, tanto no cenário Nacional, quanto no Internacional.

Pelo todo exposto, opinamos pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 142/2023.

Sala da Comissão, 27 de maio de 2024.


Vereador Dr. Gilberto Vereador Jorge Felippe

Relator pela Comissão de Justiça e Redação Relator de Mérito


III – CONCLUSÃO

As Comissões de Justiça e Redação; de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público; de Assuntos Urbanos; de Esportes, Lazer e Eventos; de Cultura; de Obras Públicas e Infraestrutura; de Turismo; de Abastecimento, Indústria, Comércio e Agricultura; de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; de Segurança Pública; de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social; de Transportes e Trânsito; de Proteção e Defesa Civil; de Meio Ambiente; de Educação; de Defesa dos Direitos Humanos e de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, em reunião realizada no dia 27 de maio de 2024, aprovaram o voto do Relator pela Comissão de Justiça e Redação, Vereador Dr. Gilberto e do Relator pelo Mérito, Vereador Jorge Felippe, pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL, ao Projeto de Lei Complementar nº 142/2023, (Mensagem nº 92/2023), de autoria do Poder Executivo.


Sala da Comissão, 27 de maio de 2024.







COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO

Vereador Inaldo Silva
Presidente



Vereador Dr. Gilberto Vereador Átila Nunes
Vice-Presidente Vogal







COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO





Vereador Jorge Felippe
Presidente





Vereador Inaldo Silva Vereador Junior da Lucinha

Vice-Presidente Vogal




COMISSÃO DE ASSUNTOS URBANOS

Vereador Eliseu Kessler
Presidente

Vereadora Teresa Bergher Vereador Zico

Vice-Presidente Vogal



COMISSÃO DE ESPORTES, LAZER E EVENTOS

Vereador Zico
Presidente

Vereador Marcio Ribeiro Vereador Marcelo Arar
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE CULTURA

Vereador Edson Santos Vereador Marcelo Diniz
Vice-Presidente Vogal



COMISSÃO DE OBRAS PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA

Vereador Welington Dias
Presidente

Vereador Ulisses Marins Vereador Marcelo Diniz
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE TURISMO

Vereador Rocal Vereador Marcelo Arar
Presidente Vice-Presidente


COMISSÃO DE ABASTECIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E AGRICULTURA

Vereador Jair da Mendes Gomes Vereador Ulisses Marins
Vice-Presidente Vogal



COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA

Vereador Pedro Duarte Vereador Matheus Gabriel
Presidente Vice-Presidente



COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Vereador Dr. Rogerio Amorim
Presidente

Vereador Celso Costa Vereador Renato Moura
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE HIGIENE, SAÚDE PÚBLICA E BEM-ESTAR SOCIAL

Vereador Paulo Pinheiro
Presidente

Vereador Dr. Carlos Eduardo Vereador Dr. João Ricardo
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE TRANSPORTES E TRÂNSITO

Vereador Felipe Michel
Presidente

Vereador Alexandre Isquierdo Vereador Luiz Ramos Filho
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Vereador Dr. Carlos Eduardo
Presidente

Vereador Eliseu Kessler Vereador Dr. Rogerio Amorim
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE

Vereador Vitor Hugo
Presidente

Vereador William Siri Vereadora Tainá de Paula
Vice-Presidente Vogal

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Vereador Marcio Santos Vereador Rocal
Presidente Vice-Presidente




COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Vereadora Teresa Bergher
Presidente

Vereadora Monica Cunha Vereador Matheus Gabriel
Vice-Presidente Vogal






COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA





Vereadora Rosa Fernandes
Presidente




Vereador Alexandre Beça Vereador Welington Dias

Vice-Presidente Vogal



Informações Básicas
Código20230200142Protocolo
AutorPODER EXECUTIVORegime de TramitaçãoOrdinária
Com o apoio dos Senhores

Datas
Entrada11/07/2023Despacho11/07/2023

Informações sobre a Tramitação

Prazo alterado por período de recesso entre 20/12/2023 e 14/02/2024
Data de Início Prazo 12/15/2023Data de Fim Prazo 02/24/2024

ComissãoComissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Assuntos Urbanos, Comissão de Esportes Lazer e Eventos, Comissão de Cultura, Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura, Comissão de Turismo, Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura, Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática, Comissão de Segurança Pública, Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social, Comissão de Transportes e Trânsito, Comissão de Proteção e Defesa Civil, Comissão de Meio Ambiente, Comissão de Educação, Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira Objeto de ApreciaçãoProposição
Nº ObjetoData da Distribuição
RelatorVEREADOR DR. GILBERTO, VEREADOR JORGE FELIPPE

Pedido de Vista
Autor
Data da Reunião Data da Devolução

Parecer
Tipo Parecer Conjunto, Pela Constitucionalidade no Mérito Favorável Data da Reunião 05/27/2024
Data da Sessão

Data Public. Parecer 05/29/2024Pág. do DCM da Publicação 55 a 57
Republicação do Parecer Pág. do DCM da Republicação
Data Devolução

Subscreveram o Parecer VEREADOR INALDO SILVA, VEREADOR DR. GILBERTO, VEREADOR ÁTILA NUNES, VEREADOR JORGE FELIPPE, VEREADOR JUNIOR DA LUCINHA, VEREADOR ELISEU KESSLER, VEREADORA TERESA BERGHER, VEREADOR ZICO, VEREADOR MARCIO RIBEIRO, VEREADOR MARCELO ARAR, VEREADOR EDSON SANTOS, VEREADOR MARCELO DINIZ, VEREADOR WELINGTON DIAS, VEREADOR ULISSES MARINS, VEREADOR ROCAL, VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR PEDRO DUARTE, VEREADOR MATHEUS GABRIEL, VEREADOR DR. ROGERIO AMORIM, VEREADOR CELSO COSTA, VEREADOR RENATO MOURA, VEREADOR PAULO PINHEIRO, VEREADOR DR. CARLOS EDUARDO, VEREADOR DR. JOÃO RICARDO, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO, VEREADOR LUIZ RAMOS FILHO, VEREADOR VITOR HUGO, VEREADOR WILLIAM SIRI, VEREADORA TAINÁ DE PAULA, VEREADOR MARCIO SANTOS, VEREADORA MONICA CUNHA, VEREADORA ROSA FERNANDES, VEREADOR ALEXANDRE BEÇA

Ata T. Reunião

Publicação da Ata Pág. do DCM da Publicação



Observações:

DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DE IMPRESSÃO DO PROJETO, FOI ENCAMINHADA À COMISSÃO,EM 15/12/2023, CÓPIA DA INFORMAÇÃO DA CONSULTORIA DE ASSESSORAMENTO LEGISLATIVO, A FIM DE SUBSIDIAR A ANÁLISE DO MESMO.

Atalho para outros documentos