Vereador JORGE FELIPPE
Com a redução da produção de café no Rio de Janeiro e no Brasil, a citricultura começou a se destacar e Campo Grande, até meados da década de 1940, foi o grande produtor de laranja e tinha a Inglaterra como principal importadora. Para se ter uma ideia, segundo dados da história de Campo Grande, nesse período, os locais de produção chegaram a empregar 300 pessoas e exportar 140 mil toneladas por ano do produto.
Com o apelido de "citrolândia", Campo Grande observava os laranjais se desenvolverem pela Serra do Mendanha até a divisa com o município de Nova Iguaçu.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, as exportações declinaram e a falta de mercado provocada pelo período, um tratamento inadequado do solo e uma praga que pairou sobre os laranjais, o chamado período da laranja em Campo Grande chegava ao fim, com as fazendas sendo vendidas, e o bairro começando a mudar a sua estrutura a partir daí.
Celebrar a data da Festa do Produtor da Laranja para o Bairro de Campo Grande representa a história do local e o quanto a produção da Laranja teve grande importância econômica para a região.
Conto com o apoio dos nobres vereadores para a aprovação da matéria. Texto Original:
LEI Nº 5.146 , DE 7 DE JANEIRO DE 2010.
Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
Publicado por omissão no DCM de 09/09/2021.
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura