;
 

Distribuição

Ementa da Proposição

PROÍBE A NOMEAÇÃO PARA EXERCEREM CARGOS COMISSIONADOS OU FUNÇÃO DE CONFIANÇA PESSOAS QUE TENHAM SIDO CONDENADAS, COM TRÂNSITO JULGADO, POR MOTIVOS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO RELIGIOSO, RACIAL E GÊNERO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Show details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
Hide details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
Da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos às Emendas nºs 1 e 2 ao Projeto de Lei Complementar nº 60/2021 que “PROÍBE A NOMEAÇÃO PARA EXERCEREM CARGOS COMISSIONADOS OU FUNÇÃO DE CONFIANÇA PESSOAS QUE TENHAM SIDO CONDENADAS, COM TRÂNSITO JULGADO, POR MOTIVOS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO RELIGIOSO, RACIAL E GÊNERO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Autores das Emendas nºs 1 e 2: Vereador Átila A. Nunes, Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público e Comissão de Defesa da Mulher.

Autores do Projeto: Vereadores Átila A. Nunes e Dr. Gilberto

Relatora: Vereadora Teresa Bergher

( CONTRÁRIO À EMENDA Nº 1 E FAVORÁVEL À EMENDA Nº 2)



Trata-se das Emendas nºs 1 e 2, ambas de autoria do Vereador Átila A. Nunes, Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, e Comissão de Defesa da Mulher, ao Projeto de Lei Complementar nº 60/2021, de autoria dos nobres Vereadores Átila A. Nunes e Dr. Gilberto, que proíbe a nomeação para exercerem cargos comissionados ou função de confiança pessoas que tenham sido condenadas, com trânsito julgado, por motivos de discriminação e preconceito religioso, racial e gênero e dá outras providências.



II- VOTO DA RELATORA

A Emenda nº 1 exclui do escopo do projeto a vedação ao exercício de cargo comissionado e função de confiança da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, Fundações e do Legislativo, pela pessoa que tenha sido condenada por sentença penal condenatória transitada em julgado pela prática de discriminação e preconceito de gênero. Assim, caso aprovada a Emenda nº 1 permaneceriam reprimidos apenas aqueles indivíduos que tivessem praticado discriminação e preconceito religioso e/ou racial.

Assim, a proposta contida na Emenda nº 1, ao afastar a proteção àqueles que foram vítimas dos crimes de homofobia ou de transfobia, é inaceitável sob a ótica dos direitos humanos, pois, em verdade, a proposta busca, por via indireta, negar a própria existência de norma repressora ao crime de preconceito por orientação sexual ou identidade de gênero.

Eventual argumentação a favor da Emenda nº 1, baseada no fato de que a Lei Federal nº 7.716 não prevê o crime de preconceito por gênero, revela profundo desconhecimento jurídico, uma vez que o Supremo Tribunal Federal, no julgamento conjunto da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 26 e do Mandado de Injunção (MI) nº 4733, ocorrido em 2019, decidiu que, até que o Congresso Nacional venha a legislar a respeito, fica estendida a tipificação da Lei Federal nº 7.716 para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito por orientação sexual ou identidade de gênero.

Por tais razões, meu voto é contrário à Emenda nº 1.

Por outro lado, a Emenda nº 2 está alinhada com os princípios aplicados aos direitos humanos, uma vez que objetiva que o projeto respeite a vedação a retroatividade da lei com conteúdo punitivo que venha a desfavorecer o réu.

Desta forma, o voto da Relatora é CONTRÁRIO à Emenda nº 1 e FAVORÁVEL à Emenda nº 2, ambas ao Projeto de Lei Complementar nº 60/2021.

Sala das Comissões, 26 de junho de 2023.


Vereadora Teresa Bergher
Relatora




A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, em reunião realizada em 26 de junho de 2023, aprovou o Parecer da Relatora, Vereadora Teresa Bergher, CONTRÁRIO à Emenda nº 1 e FAVORÁVEL à Emenda nº 2, ambas de autoria do Vereador Átila A. Nunes, Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, e Comissão de Defesa da Mulher ao Projeto de Lei Complementar nº 60/2021, de autoria dos nobres Vereadores Átila A. Nunes e Dr. Gilberto.


Sala das Comissões, 26 de junho de 2023.



Vereadora Teresa Bergher
Presidente



Vereador Matheus Gabriel
Vogal


Informações Básicas
Código20210200060Protocolo013286
AutorVEREADOR ÁTILA A. NUNES, VEREADOR DR. GILBERTORegime de TramitaçãoOrdinária
Com o apoio dos Senhores

Datas
Entrada11/25/2021Despacho12/01/2021

Informações sobre a Tramitação


Data de Início Prazo 06/05/2023Data de Fim Prazo 06/19/2023

ComissãoComissão de Defesa dos Direitos Humanos Objeto de ApreciaçãoEmenda
Nº Objeto1 e 2Data da Distribuição
RelatorVEREADORA TERESA BERGHER

Pedido de Vista
Autor
Data da Reunião Data da Devolução

Parecer
Tipo Contrário à emenda 1 e Favorável à emenda 2 Data da Reunião 06/26/2023
Data da Sessão

Data Public. Parecer 06/29/2023Pág. do DCM da Publicação 53
Republicação do Parecer Pág. do DCM da Republicação
Data Devolução

Subscreveram o Parecer VEREADORA TERESA BERGHER, VEREADOR MATHEUS GABRIEL

Ata T. Reunião

Publicação da Ata Pág. do DCM da Publicação



Observações:


Atalho para outros documentos