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PROJETO DE LEI2627/2023
Autor(es): VEREADOR ZICO


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :
Art. 1º Fica instituído o Programa Escadas da Tabuada nas Unidades da rede municipal de ensino.

§ 1º O Programa Escadas da Tabuada consiste na implantação de ilustrações da tabuada nos degraus das escadas da Unidade, conforme o anexo único, com o objetivo de estimular e motivar o aluno a aprender a tabuada brincando.

§ 2° As unidades da rede privada poderão aderir à implementação do Programa Escadas da Tabuada em seus estabelecimentos, destinados ao ensino fundamental.

Art. 2° A implementação do Programa Escadas da Tabuada nas Unidades da rede municipal de ensino e, das privadas que aderirem, não retira qualquer autonomia pertinente a sua respectiva grade curricular.

Art. 3º O Programa Escadas da Tabuada poderá ser desenvolvido por órgão competente do Poder Executivo.

Art. 4º As despesas decorrentes para viabilização da implantação desta Lei ocorrerão por conta de dotações orçamentárias próprias ou suplementadas, ou até por convênios que venham a ser efetuados.

Art. 5° Ato do Poder Executivo regulamentará esta Lei.

Art. 6° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Teotônio Villela, 9 de novembro de 2023.


ANEXO I
- Escadas da Tabuada(1).pdf


JUSTIFICATIVA

Esta proposição institui o Programa Escadas da Tabuada nas Unidades da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.

O desenvolvimento adequado das habilidades matemáticas é essencial para o progresso educacional e profissional dos estudantes. No entanto, muitas crianças enfrentam dificuldades na aprendizagem da matemática, especialmente quando se trata de tabuada, um conhecimento fundamental que serve como base para cálculos mais complexos. Com o intuito de melhorar o desempenho dos estudantes e incentivar o aprendizado de maneira lúdica e criativa, apresentamos este Projeto de Lei que visa instituir o Programa Escadas da Tabuada nas Unidades da Rede Municipal de Ensino.

O Programa Escadas da Tabuada oferece uma abordagem inovadora e motivadora para o ensino da tabuada. Ao transformar corredores e espaços comuns das escolas em escadas com operações matemáticas, criamos um ambiente visualmente estimulante que incentiva os estudantes a praticar a tabuada enquanto se deslocam pela escola. Essa abordagem criativa torna o aprendizado mais envolvente e ajuda a reforçar conceitos matemáticos de maneira prática e acessível.

Ao utilizar as Escadas da Tabuada, os estudantes são desafiados a resolver problemas matemáticos de forma rápida e eficiente. Isso não apenas fortalece suas habilidades de cálculo, mas também melhora seu raciocínio lógico e habilidades cognitivas, preparando-os para enfrentar desafios matemáticos mais complexos no futuro.

Muitos estudantes desenvolvem aversão à matemática devido à dificuldade em entender e memorizar a tabuada. Ao transformar o aprendizado em uma atividade física e visualmente atraente, o Programa Escadas da Tabuada pode ajudar a reduzir essa aversão, tornando a matemática mais acessível e divertida para todos.

O Programa Escadas da Tabuada é inclusivo por natureza, pois oferece uma maneira não convencional e envolvente de aprender matemática. Ele motiva estudantes de diferentes níveis acadêmicos a participar ativamente do processo de aprendizado, promovendo a inclusão e reforçando a importância da colaboração e do apoio mútuo entre os alunos.

Investir na educação matemática das crianças hoje resultará em uma sociedade mais capacitada e competente no futuro. Ao adotar o Programa Escadas da Tabuada nas escolas municipais, estamos investindo no desenvolvimento intelectual de nossos estudantes e preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno, onde habilidades matemáticas são essenciais em diversas áreas profissionais.

Diante dos benefícios evidentes que o Programa Escadas da Tabuada pode trazer para o processo de aprendizado dos estudantes, bem como para o sistema educacional como um todo, solicitamos o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação deste Projeto de Lei. Ao fazê-lo, estaremos contribuindo significativamente para o fortalecimento da educação em nosso município, capacitando nossos jovens com habilidades matemáticas sólidas e promovendo um ambiente educacional mais inclusivo, estimulante e enriquecedor para todos.

Texto Original:


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto
Link:

Datas:
Entrada 11/14/2023Despacho 11/16/2023
Publicação 11/17/2023Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 56 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum MS Arquivado Sim
Motivo da Republicação Pendências? Não


Observações:



DESPACHO: A imprimir e à(s) Comissão(ões) de:
Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Educação,
Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira.
Em 16/11/2023
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público
03.:Comissão de Educação
04.:Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira

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Blue right arrow Icon Envio a Consultoria de Assessoramento Legislativo. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº873/202311/24/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Justiça e Redação => Relator: VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI => Proposição => Parecer: Pela Constitucionalidade, Verbal - Em Plenário híbrido03/28/2024
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público => Relator: VEREADOR LUIZ RAMOS FILHO => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido03/28/2024
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Educação => Relator: VEREADOR CESAR MAIA => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido03/28/2024
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira => Relator: VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido03/28/2024
Blue right arrow Icon Discussão Primeira => Proposição 2627/2023 => Encerrada03/28/2024
Acceptable Icon Votação => Proposição 2627/2023 => Aprovado (a) (s)03/28/2024
Blue right arrow Icon Discussão Segunda => Proposição 2627/2023 => Encerrada04/04/2024
Acceptable Icon Votação => Proposição 2627/2023 => Aprovado (a) (s)04/04/2024
Two documents IconBlue right arrow Icon Tramitação de Autógrafo; Envio ao Poder Executivo04/17/2024Vereador Zico
Blue right arrow Icon Ofício Origem: Poder Executivo => Destino: Presidente da CMRJ => Comunicar Sanção => 05/14/2024
Green right arrow Icon Resultado Final => 20230302627 => Lei 8.34205/14/2024
Blue right arrow Icon Arquivo05/14/2024






   
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