Tipo de Matéria: PROJETO DE LEI573-A/2021

Autor(es) : VEREADOR REIMONT, VEREADOR TARCÍSIO MOTTA, VEREADORA VERA LINS

Emenda 3

Autor(es): VEREADOR REIMONT, COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO, COMISSÃO DE ASSUNTOS URBANOS, COMISSÃO DE CULTURA

Texto da Emenda

Acrescenta-se inciso XV ao art. 2º do Projeto de Lei nº 573-A/2021, com a seguinte redação:

Plenário Teotônio Villela, 03 de maio de 2022.




Vereador REIMONT

Comissão de Justiça e Redação

Vereador INALDO SILVA
PRESIDENTE


Vereador ALEXANDRE ISQUIERDO
VICE-PRESIDENTE



Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público


Vereador INALDO SILVA
VICE-PRESIDENTE

Vereador LUCIANO MEDEIROS
VOGAL



Comissão de Assuntos Urbanos

Vereadora TAINÁ DE PAULA
PRESIDENTE

Vereador ELIEL DO CARMO
VICE-PRESIDENTE

Vereador VITOR HUGO
VOGAL

Comissão de Cultura

Vereador REIMONT
PRESIDENTE

Vereador TARCÍSIO MOTTA
VICE-PRESIDENTE

Vereador FELIPE BORÓ
VOGAL


Com o apoio dos Senhores
VEREADOR CELSO COSTA, VEREADOR CHICO ALENCAR, VEREADOR DR. CARLOS EDUARDO, VEREADOR DR. JOÃO RICARDO, VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR JOÃO MENDES DE JESUS, VEREADOR MARCELO DINIZ, VEREADOR MARCIO SANTOS, VEREADOR PAULO PINHEIRO, VEREADOR PEDRO DUARTE, VEREADOR ROCAL, VEREADORA TERESA BERGHER

JUSTIFICATIVA

O objetivo desta emenda é acrescentar ao circuito do Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz a referência de um dos nomes mais célebres da Escola de Samba Grêmio Recreativo da Portela, falecido em 11 de dezembro de 2021, dois anos após a presente lei ser sancionada.
Hildmar Diniz nasceu em 17 de agosto de 1933, no bairro carioca de Cavalcante, mas ainda criança foi morar em Nova Iguaçu. Filho do marceneiro e poeta José Filipe Diniz e de d. Altair, aos dez anos mudou-se para Oswaldo Cruz, onde viria a conhecer os sambistas da escola, integrando blocos e compondo os primeiros sambas. Ainda menino, ganhou o apelido que o acompanharia pela vida, Monarco.
Assim que chegou a Oswaldo Cruz, morou na rua Taubaté, com a mãe, perto da antiga sede da Portela, a Portelinha. Monarco ainda morou em várias ruas do bairro, até se casar pela primeira vez, aos 18 anos, com a pastora da escola, D. Thereza, quando fixou residência à Rua Cananeia, 130, fundos, onde morou durante vários anos; este é o endereço onde Monarco viveu mais tempo no bairro e onde ainda vivem alguns parentes.
.Sua primeira composição, Criolinho Sabu, foi escrita aos 8 anos. Já aos 15 anos, escreveu o primeiro samba consagrado, Retumbante vitória, que, tempos depois, viria a ser gravado por João Nogueira, rebatizado como Passado da Portela; este foi o seu passaporte para ser promovido por Seu Natal (eterno presidente da Portela). Em 1950, Monarco ingressou na Ala de Compositores da Portela, tendo como padrinho e grande incentivador o compositor Alcides Malandro Histórico, de quem tornou-se um dos principais parceiros.
Foi Diretor de Harmonia da escola, líder da Velha Guarda, após a morte de Manaceia, e, embora nunca tenha chegado a ganhar uma disputa de samba-enredo, consagrou diversos "sambas de quadra", como são conhecidos aqueles executados nos ensaios e tornados emblemas do patrimônio cultural dessas associações. Um deles é "Passado de Glória", que foi o samba do “esquenta" (executado na área de Concentração, pouco antes do desfile) da Azul e Branco por diversos anos.
Tudo menos amor”, gravado por Martinho da Vila, foi o seu primeiro grande sucesso, seguido por outros clássicos, como Quitandeiro, Vai vadiar e Coração em desalinho. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1976, com sambas como "O Quitandeiro" (com Paulo da Portela) e "Lenço" (com Francisco Santana).
Monarco teve uma infinidade de parceiros, como Paulo da Portela, Chico Santana, Manacea, Mijinha, Candeia, Quininho, Mário Lago, Tuco Pellegrino, Ratinho de Pilares e o filho Mauro Diniz; foi gravado por grandes interpretes, entre eles, Clara Nunes, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Cristina Buarque, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e Teresa Cristina.
Mas, antes de se tornar conhecido no meio do samba, trabalhou como guardador de carro, vendedor de peixe na feira e mensageiro da Associação Brasileira de Imprensa/ ABI.
Em 2011, teve a parceria Dolores e suas Desilusões, que escreveu com o filho Mauro Diniz, eleita como a melhor canção, no 22º Prêmio da Música Brasileira. Em 2013, tornou-se o Presidente de Honra da Escola de Samba Grêmio Recreativo da Portela, sendo um dos grandes incentivadores e colaboradores da Lei nº 6.483. Em 2015, seu álbum Passado de Glória - Monarco 80 anos foi premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum de Samba.
Monarco morreu em 11 de dezembro de 2021, aos 88 anos de idade. Em sua homenagem, a prefeitura do Rio rebatizou o Parque Madureira como Parque Madureira Mestre Monarco.
A inclusão da Rua Cananeia, n° 130 – fundos no Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz faz jus ao artista que tem presença destacada na História da Azul e Branco e foi um dos grandes biógrafos da Portela, em versos memoráveis como os do samba “Passado de glória”:
“No livro da nossa história, tem conquistas a valer.
Juro que nem posso me lembrar
Se for falar da Portela, hoje não vou terminar.”


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas :


    Código do Projeto
20210300573 Autor do Projeto VEREADOR REIMONT, VEREADOR TARCÍSIO MOTTA, VEREADORA VERA LINS
    Protocolo
008012 Regime de Tramitação Ordinária
    Mensagem
da Emenda 573-A/2021 Autor da Emenda VEREADOR REIMONT, VEREADOR TARCÍSIO MOTTA, VEREADORA VERA LINS
Protocolo

Outras Informações:
Protocolo Autor VEREADOR REIMONT, COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO, COMISSÃO DE ASSUNTOS URBANOS, COMISSÃO DE CULTURA
da Emenda 3 Tipo Emenda Aditiva
Mensagem
Entrada 05/03/2022 Despacho 05/03/2022
    Publicação
05/04/2022
    Republicação
Pág. do DCM da Publicação 28/29 Pág. do DCM da Republicação
Data da Sessão 05/03/2022 Motivo da Republicação
Emenda de Parecer? Não

Observações:






Comissões a serem distribuidas

01.:A imprimir



   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.