Tipo de Matéria: PROJETO DE LEI600-A/2021
Autor(es) DO PROJETO: VEREADORA TAINÁ DE PAULA

Substitutivo 1

Autor(es): VEREADORA TAINÁ DE PAULA, COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO, COMISSÃO DE CULTURA, COMISSÃO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA, COMISSÃO DE FINANÇAS ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
DECRETA :
Texto do Substitutivo

Art. 1º Ficam criados procedimentos para análise do processo de prestação de contas dos projetos culturais financiados com recursos públicos municipais de fomento direto ou indireto.

Parágrafo único. A análise da prestação de contas tem como finalidade avaliar a consecução de metas, por meio de critérios de aferição de cumprimento de objeto.

Art. 2º A prestação de contas ocorrerá, conforme a hipótese aplicável, por meio de uma das seguintes modalidades:

I - Relatório de Objeto da Execução Cultural; e

II - Relatório Financeiro da Execução Cultural, apresentado no prazo de até cento e vinte dias, contado do recebimento de notificação específica, exigível nas hipóteses previstas no art. 4º desta Lei.

Parágrafo único. Nos instrumentos de valor global de até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), a obrigação de prestar contas poderá ser cumprida por meio de esclarecimentos presenciais, desde que o Poder Executivo considere, no caso concreto, ser suficiente visita técnica de verificação para aferir o cumprimento integral do objeto.

Art. 3º O agente público responsável pela análise do Relatório de Objeto da Execução Cultural referido no art. 2º desta Lei deverá elaborar parecer técnico em que concluirá:

I - pelo cumprimento integral do objeto ou pela suficiência do cumprimento parcial devidamente justificada e providenciará imediato encaminhamento do processo à autoridade julgadora;

II - pela necessidade de o agente cultural apresentar documentação complementar relativa ao cumprimento do objeto; e

III - pela necessidade de o agente cultural apresentar Relatório Financeiro da Execução Cultural, caso considere os elementos contidos no Relatório de Objeto da Execução Cultural e na documentação complementar insuficientes para demonstrar o cumprimento integral do objeto ou o cumprimento parcial justificado.

Art. 4º O Relatório Financeiro da Execução Cultural referido no art. 2º desta Lei somente será exigido:

I - na hipótese de que trata o inciso III do caput do art. 3º desta Lei; e

II - nos casos em que for recebida pelo Poder Executivo, denúncia de irregularidade na execução da ação cultural, mediante juízo de admissibilidade que avalie os elementos fáticos apresentados.

Art. 5º A autoridade responsável pelo julgamento da prestação de contas do termo de execução cultural poderá:

I - solicitar documentação complementar;

II - aprovar sem ressalvas a prestação de contas, quando estiver convencida do cumprimento integral do objeto;

III - aprovar com ressalvas a prestação de contas, quando for comprovada a realização da ação cultural, mas verificada inadequação na execução do objeto ou na execução financeira, sem má-fé; e

IV - rejeitar a prestação de contas, total ou parcialmente, e determinar uma das seguintes medidas:

a) devolução de recursos em valor proporcional à inexecução de objeto verificada;

b) pagamento de multa, nos termos de regulamento;

c) suspensão da possibilidade de celebrar novo instrumento do regime próprio de fomento à cultura pelo prazo de cento e oitenta a quinhentos e quarenta dias.

§1º A decisão de aprovação ou de rejeição de contas deverá ser proferida no prazo de trezentos e sessenta dias, contado da data de término de vigência do instrumento.

§2º Nos casos em que houver decisão por aprovação da prestação de contas, com ou sem ressalvas, será determinado o arquivamento do processo.

§3º As medidas previstas no inciso IV do caput deste artigo poderão ser aplicadas cumulativamente somente nos casos de comprovada má-fé.

§4º A ocorrência de caso fortuito ou força maior impeditiva da execução do instrumento afastará a rejeição da prestação de contas, desde que regularmente comprovada.

§5º A documentação relativa ao cumprimento do objeto e à execução financeira do termo de execução cultural deverá ser mantida pelo agente cultural pelo prazo de cinco anos, contado do fim da vigência do instrumento.

§6º Expirado o prazo referido no §1º deste artigo sem que o Poder Executivo tenha proferido a decisão, consideram-se aprovadas as contas, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, de fraude ou de simulação.

Art. 6º As informações referentes aos recursos públicos municipais que foram investidos nos programas ou ações de fomento direto ou indireto à cultura serão disponibilizadas em página eletrônica própria do Poder Executivo, observado o âmbito das competências atribuídas pela legislação em vigor.

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Teotônio Villela, 10 de setembro de 2024.


VEREADORA TAINÁ DE PAULA

COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO

VEREADOR INALDO SILVA

Presidente

VEREADOR ÁTILA NUNES

Vogal

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO

VEREADOR JORGE FELIPPE

Presidente

VEREADOR INALDO SILVA

Vice-Presidente

COMISSÃO DE CULTURA

VEREADOR EDSON SANTOS

Vice-Presidente

VEREADOR MARCELO DINIZ

Vogal

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA

VEREADOR PEDRO DUARTE

Presidente

VEREADOR MATHEUS GABRIEL

Vice-Presidente

COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA

VEREADOR ALEXANDRE BEÇA

Vice-Presidente

VEREADOR WELINGTON DIAS

Vogal



Com o apoio dos Senhores
VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO, VEREADOR CARLO CAIADO, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADOR MARCELO ARAR, VEREADOR PABLO MELLO, VEREADOR WILLIAN COELHO, VEREADORA LUCIANA BOITEUX
JUSTIFICATIVA

O presente projeto de lei visa estabelecer procedimentos claros e estruturados para a análise da prestação de contas de projetos culturais financiados com recursos públicos municipais, com o objetivo de garantir a transparência, a eficiência e a adequada aplicação dos recursos destinados ao fomento cultural. Esta lei segue as mesmas diretrizes do Marco regulatório do fomento à cultura, expresso na lei federal n° 14903, visando a coesão entre as legislações federal e municipal.

Legislação Citada


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Informações Básicas


Código 20210300600 Autor VEREADORA TAINÁ DE PAULA
Protocolo 008476 Regime de Tramitação Ordinária
Mensagem


Outras Informações:

Protocolo . Tipo de Quorum
Nº Substitutivo 1 Data da Sessão 09/24/2024
Mensagem
Entrada 09/24/2024 Despacho 09/24/2024
Publicação 09/25/2024 Republicação
Pág. do DCM da Publicação 12 a 14 Pág. do DCM da Republicação
Motivo da Republicação


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