Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Vereador REIMONT
Vereador RAFAEL ALOISIO FREITAS
Em sua trajetória a ARONG realizou ações sociais em parceria com outras grandes instituições como a Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RJ), Fundação Bradesco, CMS Marcolino Candau e outros Órgãos como a Subprefeitura do Centro e Centro Histórico e III Região Administrativa.
A partir de 2003, a ARONG começou a desenvolver projetos na área da educação ambiental e consciência do lixo oferecendo oficinas de artesanato e reciclagem para a geração de renda.
No segmento da cultura, realizando oficinas artísticas de dança, teatro e música com apresentações dos grupos formados por alunos em praças, eventos e espaços culturais.
Na área da educação participou do “Brasil Alfabetizado” do Governo Federal, ofereceu reforço escolar, inglês e espanhol, no esporte e lazer executou o projeto 2º Tempo em parceria com a SUDERJ.
Em 2010/2011 com a parceria do Ministério da Cultura através do edital “Cine Mais Cultura” realizou projeto de sessões de cinema com exibições em sua sede, em praças e associações de moradores de diversos bairros.
No ano de 2011 através da Lei de incentivo a cultura do RJ (ISS) executou projeto de oficinas de cinema “Cine Chega Mais” com o patrocínio da empresa Metrô Rio.
O projeto que já funcionava desde 2003 ganhou mais força e visibilidade através do convênio com o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura e se tornou o Ponto de Cultura “Desenvolvendo Potenciais”, com oficinas de ballet, dança-afro, capoeira, hip-hop, teatro e musicalização com aulas de violão e teclado.
Ainda em 2011 ganhou o prêmio do Microprojetos Culturais “Territórios de Paz” com o projeto “Cine Chega Mais”.onde realizou oficinas e três curtas com os jovens na comunidade do Turano (RJ).
Em 2012 participou da campanha “Todos Contra a Dengue” realizada no Rio Comprido, na Barreira do Vasco, Quinta da Boa Vista, Paquetá e Caju, o que conferiu o certificado de ONG amiga no combate a Dengue por parte da Subprefeitura do Centro e Centro Histórico.
Ainda em 2012 a ARONG continua a executar o segundo ano do convênio com o Ministério da Cultura (Ponto de Cultura), segue realizando e participando de eventos em prol dos moradores das comunidades do Rio Comprido e bairros vizinhos.
Os eventos realizados em 2012 foram “Invasão Cultural” com aulões e apresentações dos projetos do Ponto de Cultura, teatro e recreação com o Palhaço Fon Fon, “Leitura na praça” e “Aniversário do Rio Comprido para as crianças em parceria com o Centro Universitário Carioca (Unicarioca), entre outros.
Em momentos de situações de risco causadas pela chuva e pelas enchentes, a ARONG sempre contribui arrecadando água, alimentos não-perecíveis, roupas e cobertores para os desabrigados. Na área da saúde, realiza encontros e debates de profissionais da saúde com a população do Rio Comprido.
Em 2013 fez a produção do Dia da Cidadania com a patrocínio da Sul América Seguros através do Projeto Lideranças Comunitárias juntamente com outras ONGs da região. Promoveu o cinema na praça com patrocínio do edital Semente da Sul América Seguros levando sessões de cinema, com curtas brasileiros, gratuitos para a Praça Paulo de Frontin.
A ARONG é administrada através do conceito de integração dos programas que nascem das demandas da comunidade. Em resposta a essas demandas nasceram, ao longo dos treze anos se existência os programas :
Consolida a Legislação Municipal referente às concessões de utilidade pública. Autores: Vereadores Clarissa Garotinho, Paulo Messina, Chiquinho Brazão, Rosa Fernandes e Leonel Brizola Neto
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação