Nobres Pares,
O projeto NATAÇÃO NO MAR, nascido aos sete dias do mês de abril do ano de dois mil e nove por iniciativa do professor de educação física e nadador Olímpico Luiz Lima, Pentacampeão da Maratona Aquática “Travessia dos Fortes”, é sobre tudo um projeto social já que não há qualquer tipo de custo para os alunos participarem do projeto, sendo patrocinado por parcerias da iniciativa pública e privada. O foco do Projeto é a participação da comunidade. O Projeto respeita os valores locais e procura interagir, sempre levando em conta a cultura local. A participação da comunidade é ativa, não só nas aulas como em todas as atividades extra classe. Encontros informais são regras, onde novos conhecimentos são transmitidos de forma interativa e o mais agradável possível. Desde muito tempo se conhece a importância do mar para a vida das pessoas e para o desenvolvimento da nossa civilização. O mar está presente na vida cotidiana de muita gente: das que vivem em seu entorno e até mesmo daquelas que se encontram longe dele.
O projeto NATAÇÃO NO MAR surge da necessidade de atender a estas pessoas, crianças, jovens, adultos e terceira idade. São aulas de natação no mar com um propósito que vai além do exercício físico. Por meio da prática da natação, o projeto busca melhorar a qualidade de vida dos alunos, desenvolvendo consciência ecológica, prevenindo acidentes no mar e promovendo a integração e inclusão social. O projeto propõe a prática da natação como esporte, como qualidade de vida, e perspectiva de futuro. NATAÇÃO NO MAR tem a proposta de ensinar a nadar no mar, aperfeiçoar técnicas de natação e ensinar técnicas de salvamento. Iniciar o treinamento para maratonas aquáticas, primeiros socorros e conhecimentos básicos sobre o mar como: correntes marítimas, ventos e marés. Os profissionais do Projeto Natação no Mar vêm desenvolvendo e aprimorando uma metodologia de trabalho que abranja as diferenças técnicas que pautam o ensino e aperfeiçoamento da prática da natação no ambiente marinho e os fatores que possibilitam a inclusão e integração social. Que traga resultados para a saúde, para a sociabilidade e para a formação do cidadão mais consciente de suas responsabilidades no mundo contemporâneo, incluindo neste último o cuidado com meio ambiente.
Hoje o Projeto Natação no Mar em Copacabana atende a 150 alunos e uma lista de espera de 1500 candidatos e em Rio das Ostras atende a 480 alunos e possui uma lista de espera de 1300 candidatos.
Objetivos Gerais do Projeto Natação no Mar:
• Oferecer às crianças, jovens, adultos e idosos a oportunidade de desenvolver suas aptidões e habilidades aquáticas;
• Auxiliar o desenvolvimento físico-mental e sócio-emocional dos participantes, possibilitando a troca, a interação, a socialização, o senso de responsabilidade, a disciplina e o respeito mútuo em nossa comunidade;
• Proporcionar aos integrantes, condições para que adotem comportamentos favoráveis à saúde e a vida;
• Dotar o aluno dos princípios essenciais que o capacitem e o tornem agente multiplicador da consciência ecológica;
• Capacitar o aluno a reconhecer situações de emergência no mar e habilitá-lo a tomar as providências corretas;
• Melhorar a qualidade de vida dos alunos aumentando sua autoconfiança e auto-estima em decorrência do sucesso em realizar as diferentes etapas propostas ao longo do aprendizado.
• Aumentar o número de praticantes do esporte fazendo do Rio de Janeiro um centro de referência nacional;
• Expandir o campo de trabalho para profissionais da área, promovendo a especialização dos profissionais;
• Divulgar e difundir o esporte.
Por estas razões que, objetivando prestar uma homenagem a iniciativa do Projeto Natação no Mar que apresento aos meus pares o presente projeto de lei.
Legislação - Lei Ordinária
LEI N.º 5.146 DE 7 DE janeiro 2010
Dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro e institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade do Rio de Janeiro.
Autores: Vereadores Rogério Bittar, Adilson Pires, Aspásia Camargo, Carlo Caiado, Carlos Bolsonaro, Chiquinho Brazão, Dr. Carlos Eduardo, Dr. Jairinho, Eliomar Coelho, Ivanir de Mello, João Cabral, Jorge Felippe, Jorge Pereira, Jorginho da SOS, Lucinha, Luiz Carlos Ramos, Nereide Pedregal, Patrícia Amorim, Prof. Uoston, Renato Moura, Roberto Monteiro, Rosa Fernandes, S. Ferraz, Stepan Nercessian, Teresa Bergher, Tio Carlos, Dr. Eduardo Moura, Jorge Braz, Reimont e Liliam Sá.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
....................................................................................................................................
CAPÍTULO II
DAS DATAS COMEMORATIVAS E EVENTOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Art. 6º Constituem datas comemorativas e eventos anuais do Município do Rio de Janeiro, devendo ser inseridos no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade, de acordo com as datas abaixo elencadas :
....................................................................................................................................
§ 4º São datas comemorativas e eventos do mês de abril:
....................................................................................................................................