Assim a bossa nova é herdeira do samba com influência estrangeira e mãe da música popular brasileira (MPB).
Este movimento marcou a história da música brasileira e elevou compositores nacionais a fama mundial com canções que ficaram marcadas na história (Samba de uma Nota Só, Águas de Março, Chega de Saudade e não poderia faltar A Garota de Ipanema).
Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos jovens de classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão. Nestes encontros, cada vez mais frequentes, a partir de 1957, eles se reuniam para compor. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira como: Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal entre outros. E assim o grupo foi aumentando. A repercussão desses encontros nos apartamentos de Copacabana e Ipanema despertou interesse de organizadores de eventos, ocorrendo em 1958 (1o. semestre) a primeira apresentação pública.
Em 1959, era lançado o primeiro LP de João Gilberto, ”Chega de Saudade”, a partir dali, a bossa nova era uma realidade. Além de João, parte do repertório clássico do movimento deve-se às parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Consta-se, segundo muitos afirmam, que o espírito bossa nova já se encontrava na música que Jobim e Moraes fizeram em 1956, para peça Orfeu da Conceição. A adesão do gênero do movimento no meio universitário trouxe a popularidade.
Em meados da década de 1960, o movimento apresentaria uma espécie de cisão ideológica, formada por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime e estimulada pelo Centro Popular de Cultura Nacionalista, este grupo fez uma crítica da influência do jazz norte americano na bossa nova e propôs sua reaproximação com compositores de morro, como o sambista Zé Keti. Carlos Lyra, um dos pilares da bossa nova aderiu a esta corrente, assim como Nara Leão entre outros. Nesta fase de releituras da bossa nova, foi lançado em 1960 o antológico LP ”Os Afro-sambas”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Alguns artistas que se destacaram nesta nova geração do movimento (1962-1966), estão Paulo Sérgio Valle, Edu Lobo, Marcos Vasconcelos, Dori Caymmi, Nelson Motta, Francis Hime, Wilson Simonal, entre outros.
Um dos maiores expoentes da bossa nova comporia um dos marcos do fim do movimento. Em 1965, Vinicius de Moraes compôs, com Edu Lobo, Arrastão. A canção seria defendida e cantada por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira, onde foi a vencedora (1o. Lugar). Era o fim da bossa nova e o início do que se rotulariam MPB - Música Popular Brasileira, gênero difuso que abarcaria diversas tendências da música brasileira até o início da década de 1980 - época que surgiu o pop rock nacional renovado.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, conhecido como João Gilberto, foi um dos maiores expoentes da bossa nova no Brasil, considerado pioneiro nessa vertente. O músico nasceu em Juazeiro na Bahia.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim - Tom Jobim foi um dos criadores do Movimento Bossa Nova. Foi compositor, pianista, maestro, cantor e violonista. Nasceu no Rio de Janeiro
Marcus Vinicius de Moraes foi um dos fundadores do movimento da Bossa Nova, junto com João Gilberto e Tom Jobim. Nasceu no Rio de Janeiro. Foi poeta, compositor, diplomata, dramaturgo e jornalista.
Por todo o exposto nota-se a importância para nossa cultura e cidade deste movimento que trouxe inúmeros benefícios inclusive internacionais para nossa música. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura