É o futebol que revela talentos, que descobre valores, que exerce um importante papel de integração social, de confraternização, de aproximação dos excluídos. Também significa, muitas vezes, a única fonte de lazer para a maioria das vilas, bairros, zonas rurais e até cidades inteiras. Além disto, como toda modalidade esportiva, auxilia na promoção da saúde do corpo e da mente e como instrumento para tirar muitos jovens dos vícios.
A verdade é que muitos jogadores de futebol famosos começaram jogando em clubes e times amadores, e conquistaram ao longo do tempo e carreira a experiência necessária para escalar em grandes times.
O futebol amador exerce grande influência em grandes clubes, porque quase todos esses jogadores ganharam destaque até que pudessem se apresentar aos maiores. O próprio Neymar é um exemplo, assim como a maioria que hoje compõe a Seleção Brasileira de futebol.
Porém, tudo começa com a formação de um jogador. Os atletas que iniciam na base dos clubes geralmente são mais estratégicos e possuem uma visão mais sistematizada sobre o jogo.
Já os jogadores de campos amadores, aprendem a prática de forma empírica, e por isso, são melhores para improvisar. Não estamos dizendo que um é melhor do que outro. Simplesmente que jogam com estilos diferentes.
É por esse motivo que tudo o que um jogador aprende em clubes amadores é tão importante para o seu desenvolvimento – o que serve como um grande diferencial para jogadores que desejam se profissionalizar em clubes maiores. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura 04.:Comissão de Esportes Lazer e Eventos