Show details for Texto Inicial do Projeto de LeiTexto Inicial do Projeto de Lei
Hide details for Texto Inicial do Projeto de LeiTexto Inicial do Projeto de Lei

PROJETO DE LEI2326/2023
Autor(es): VEREADOR CARLO CAIADO


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :
Art. 1° Fica incluída no § 5º do art. 6° da Lei n° 5.146, de 7 de janeiro de 2010, a seguinte data comemorativa:

Dia do Evento Rio Creative Conference, organizado pelo Rio2C, a ser comemorado anualmente no mês de maio.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Teotônio Villela, 15 de agosto de 2023.


JUSTIFICATIVA

O Rio Creative Conference, o acrônimo "Rio2C" possui significados múltiplos, combinando diferentes dimensões em uma experiência única, que está redefinindo os contornos da criatividade, cultura e inovação no país. Primeiramente, Rio2C é a Rio Creative Conference, uma plataforma internacional para networking, aprendizado e negócios, onde mentes brilhantes se reúnem para compartilhar ideias, criações e soluções inovadoras. Combinando painéis inspiradores, palestras educativas, workshops interativos, reuniões de negócios e sessões de pitching, este é um espaço onde a criatividade e a inovação se encontram, permitindo que indivíduos e empresas de todos os tamanhos elevem seu potencial ao máximo. Além disso, Rio2C reforça a ideia do Rio como Creative City.

Reconhecida mundialmente pela sua beleza única, o Rio de Janeiro é também um berço da inovação, onde diversas expressões artísticas, tecnológicas e culturais se cruzam, criando uma sinergia vibrante que caracteriza a cidade. Ao mesmo tempo, a sigla evoca o título de Rio Culture Capital.

É aqui que a herança cultural do Brasil ganha vida, nas suas cores, música, arte e culinária, celebrando uma diversidade de tradições e experiências que atraem pessoas de todo o mundo. E, finalmente, o trocadilho em inglês "Rio to See" sugere o desejo inevitável de ver e experimentar a Cidade Maravilhosa. As paisagens únicas, a arquitetura fascinante e o espírito acolhedor do povo carioca tornam o Rio um destino inesquecível. O Rio2C nasce com o propósito de fortalecer a indústria criativa brasileira, projetar globalmente a imagem do Rio como cidade criativa e capital cultural do Brasil.

Em apenas 5 edições, se tornou o mais importante encontro de criatividade da América Latina, assim como o maior mercado de conteúdo audiovisual da região, reunindo em um mesmo ecossistema, profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds, criando assim um ambiente de grande multidisciplinaridade e diversidade, fundamentais para os processos de criação e inovação. É uma plataforma de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento que levou o nome do Brasil e principalmente do Rio de Janeiro para o mundo, criando relacionamento e experiência com os principais criadores e executivos da indústria mundial. Além de antecipar tendências e refletir as dinâmicas do mercado, existe sobretudo para estimular a criação e fomentar a conexão entre diferentes setores.

Sendo o primeiro evento do gênero na cidade, o Rio2C tem sido, desde sua concepção em 2017, pioneiro na promoção de debates e discussões que têm impactado a indústria criativa e o ecossistema de inovação no Brasil e na América Latina como um todo. Com o Rio no nome, o evento projeta a cidade como um pólo de cultura, criatividade e inovação e abriu caminho para a atração de outros eventos como Rio Innovation Week e WebSummit. É importante, no entanto, ressaltar que o Rio2C não é apenas mais um evento de tecnologia e inovação - ele abrange uma ampla gama de temas, que vão desde moda, artes e entretenimento, até neurociência, sustentabilidade e inteligência artificial, sempre com foco nos criadores e em como suas criações podem impactar positivamente a sociedade.

Um Festival de Conteúdo O maior encontro de criatividade da América Latina povoa a Cidade das Artes no primeiro semestre, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas, proporcionando oportunidades únicas de aprendizado e networking para criadores e profissionais da indústria, além de uma área de negócios que gera milhões de reais a cada edição. Isso sem falar no impacto econômico direto e indireto na economia e no turismo local e da atração de celebridades e decisores de projeção global para o Rio de Janeiro.

O evento recebe anualmente mais de 40 mil pessoas, com participação de mais de 1.200 palestrantes e 2.000 empresas, vindas dos mais diversos cantos do planeta. São 07 dias de evento, 18 palcos de conteúdo e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta de futuro. Criadores, produtores, executivos, cientistas, empreendedores e artistas de renome internacional se apresentam todos os anos nos palcos do Rio2C. Criadores, produtores e diretores como Fernando Meirelles (Dois Papas e Cidade de Deus), José Padilha (Tropa de Elite e Robocop), Steve Golin (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, O regresso e Spotlight), Dan B. Weiss (Game of Thrones), Charlie Brooker e Annabel Jones (Black Mirror), Bruce Miller (The Handmaid’s Tale), Jantje Friese e Baran bo Odar (Dark), Chance Glasco (Call of Dutty), David Shore (House), Melissa Rosenberg (Jessica Jones e Dexter), David Chase (Sopranos), Gideon Raff (Homeland), Jack Bender (Lost), Mark Gatiss (Sherlock e Doctor Who) Ed Cherney (Rolling Stones), Geoffrey Emmerick (Beattles), Adam Anders (Glee); artistas, produtores e apresentadores como Angélique Kidjo, , Stefania Spampinato , Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Ludmilla, Wagner Moura, Mano Brown, Emicida, Maisa, Luciano Huck, Alok, Seu Jorge, Dilsinho, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães e Rodrigo Santoro; executivos como Ted Sarandos (Netflix), Jonathan Mildenhall (Coca-Cola Company), Bobo Bakish (Paramount), Amy Gravitt (HBO), Marie Jacobson (Sony Pictures); Lyor Cohen (Google/YouTube), Hugh Forrest (SXSW), John Plunkett (Wired), Mariano Gomide (VTex), Paulo Marinho (Grupo Globo), Paulo Curio (iFood), Roberto Medina (Rock in Rio), Eduardo Tracanella (Itaú), Daniela Cachich (Ambev), Ariel Grunkraut (Burguer King), Mafê Albuquerque (Havaianas), Sérgio Gordilho (África); ícones do universo digital como os streamers PlayHard, Gordox e Nobru, os influenciadores Felipe Neto, Cherrygumms e o produtor Kondzilla; atletas como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer, Minotauro e Minotouro e Bob Burnquist; e personalidades do jornalismo como Bob Lefsetz, Zahra Rasool, Fred Ritchin, Fátima Bernardes, Pedro Bial, Galvão Bueno, Aline Midlej, Sonia Bridi, Poliana Abritta, Ratinho, Sergio Portiolli e da moda, design, arquitetura e artes como Lenny Niemeyer, Fred Gelli, Marcelo Rosembaum e Beatriz Milhazes.

A Maior Plataforma de Negócios do Setor O Rio2C tem um olhar muito forte para a criatividade como indústria, e seu impacto na geração de emprego e renda. A geração de negócios é uma característica marcante do evento, que a cada edição promove mais de 1.500 reuniões presenciais (one-to-one), envolvendo cerca de 1.000 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 50 países. As empresas mais relevantes do setor se encontram durante o Rio2C para negociar conteúdos, acordos de co-produção e compra de direitos. Estimamos que mais de R$ 200 milhões tenham sido gerados na última edição.

Esse foco tornou o Rio2C em evento estratégico para a Indústria Criativa brasileira e para o Rio de Janeiro. O trabalho para transformar a cidade em capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município: segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro - SMDEIS, o encontro movimentou, só na última edição, mais de R$ 315 milhões. O evento aproxima ainda a Indústria Criativa do poder público. Conta com representantes de diferentes Ministérios do Governo Federal e Secretarias Estaduais e Municipais além de instituições como Ancine, Apex, RioFilme, Spcine, Firjan, Fiesp e muitas outras. O Rio2C é hoje a maior plataforma de conhecimento, network, impulsionamento de negócios, mapeamento e formação de novos talentos da indústria criativa. Acreditamos que a criatividade se origina no diverso, e por isso contamos com uma rede de parcerias institucionais com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar conhecimento e gerar oportunidades. O evento distribuiu cerca de 3 mil ingressos para mais de 40 projetos sociais e instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, como Cufa, Afroreggae, Redes da Maré, CEFET, Naves do Conhecimento, UniRio, UFRJ e UERJ, para citar alguns, e contou com a parceria de mais de 100 entidades.

Diversas delegações internacionais participam do evento, incluindo as Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suíça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA; o Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguay); a Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido); o Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal; o Audiovisual Producers (Finlândia); a Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Entre as mais de 50 marcas parceiras do evento estão Petrobras, Banco do Brasil, Enel, Heineken, Grupo Globo, Cedae, Samsung, Netflix, Amazon, Warner/Discovery, Paramount, Quanta, Deezer, TikTok, entre outras. Evento Global, Patrimônio Local Eventos globais como o Coachella Music & Arts Festival, no Coachella Valley na Califórnia, o Festival de Cinema de Cannes, na França, e o South by Southwest (SXSW) em Austin, Texas, são exemplos de eventos que valorizam a cultura e a criatividade local e estão intimamente ligados a suas cidades de origem, impulsionando o desenvolvimento e projetando mundialmente essas cidades. No caso do SXSW, considerado como o maior evento de criatividade e inovação do mundo, e a fonte de inspiração para a criação do Rio2C, a relação com a Cidade de Austin é quase que simbiótica. O SXSW começou em 1987 como um evento regional para promover a cena musical local e, ao longo de 3 décadas, expandiu para incorporar os universos do cinema, tecnologia e negócios. Com o tempo, o SXSW tornou-se uma plataforma de lançamento para startups e inovações tecnológicas, além de uma vitrine para a cultura e a criatividade de Austin.

A presença do festival na cidade tem sido fundamental para a transformação da cidade, hoje reconhecida como um dos maiores polos globais de inovação, contribuindo para atrair talentos, investimentos e uma energia empreendedora que permeia todos os setores econômicos. Em resumo, o SXSW é uma celebração da cultura de Austin e um exemplo de como um evento pode moldar uma cidade e influenciar seu destino econômico e cultural. Outro exemplo interessante é o Festival de Cinema de Cannes, na França, que é um dos mais importantes eventos do setor. Ele é realizado desde 1946 e se tornou uma verdadeira vitrine para o cinema mundial. Uma das razões para isso é a forte identidade francesa presente no festival, que valoriza a produção local e tem um forte impacto na economia da região. Criado no Rio, pelo Rio e por Cariocas, é neste contexto que o Rio2C se encaixa. Não apenas como um evento, mas uma representação viva do nosso DNA cultural.

Ele valoriza e celebra o que temos de mais precioso: a cultura Carioca, o nosso povo e a nossa capacidade de inovar e encantar. O Rio2C não só gera um impacto econômico significativo, mas também projeta a cidade no cenário global, destacando o Rio como um centro de inovação criativa e cultural. Além de seu impacto econômico, destacando-se como um motor econômico substancial, o Rio2C projeta a cidade do Rio de Janeiro no palco global.
Através de sua extensa programação e cobertura midiática internacional, o evento destaca a cidade como um centro de inovação criativa e cultural, promovendo a expressão artística de uma ampla variedade de vozes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais rica e inclusiva.

Assim, vimos por meio desta, reforçar a importância e o valor imensurável da Rio Creative Conference - Rio2C - para a cidade do Rio de Janeiro. E nesse sentido, solicitar o seu reconhecimento, como patrimônio cultural e evento estratégico para nossa amada cidade. Ao abraçar o Rio2C, a cidade do Rio de Janeiro terá a oportunidade de se posicionar como a Capital Criativa da América Latina. E assim, não apenas estimular o crescimento econômico local, mas também reafirmar seu compromisso com a diversidade cultural, a inovação e a inclusão social.

Face ao exposto é que solicito a meus Pares a aprovação da presente proposta.


Texto Original:


Legislação Citada

Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto
Link:

Datas:
Entrada 08/17/2023Despacho 08/25/2023
Publicação 09/01/2023Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 39 a 41 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum MS Arquivado Sim
Motivo da Republicação Pendências? Não


Observações:



DESPACHO: A imprimir e à(s) Comissão(ões) de:
Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Cultura,
Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura, Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática.
Em 31/08/2023
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público
03.:Comissão de Cultura
04.:Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura
05.:Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática

Show details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2326/2023TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2326/2023
Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2326/2023TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2326/2023

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for Projeto de LeiProjeto de Lei
Hide details for 2023030232620230302326
Two documents IconRed right arrow IconHide details for INCLUI O EVENTO RIO CREATIVE CONFERENCE, ORGANIZADO PELO RIO2C, NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE, CONSOLIDADO PINCLUI O EVENTO RIO CREATIVE CONFERENCE, ORGANIZADO PELO RIO2C, NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE, CONSOLIDADO PELA LEI Nº 5.146/2010 => 20230302326 => {Comissão de Justiça e Redação Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público Comissão de Cultura Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática }09/01/2023Vereador Carlo CaiadoBlue padlock Icon
Blue right arrow Icon Envio a Consultoria de Assessoramento Legislativo. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº617/202309/06/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Justiça e Redação => Relator: VEREADOR INALDO SILVA => Proposição => Parecer: Pela Constitucionalidade11/23/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura => Relator: VEREADOR JORGE PEREIRA => Proposição => Parecer: Favorável12/15/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público => Relator: VEREADOR PAULO MELLO => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido05/23/2024
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Cultura => Relator: VEREADORA MONICA BENICIO => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido05/23/2024
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática => Relator: VEREADOR CARLOS BOLSONARO => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido05/23/2024
Blue right arrow Icon Discussão Primeira => Proposição 2326/2023 => Encerrada05/23/2024
Acceptable Icon Votação => Proposição 2326/2023 => Aprovado (a) (s)05/23/2024
Blue right arrow Icon Discussão Segunda => Proposição 2326/2023 => Encerrada05/30/2024
Acceptable Icon Votação => Proposição 2326/2023 => Aprovado (a) (s)05/30/2024
Two documents IconBlue right arrow Icon Tramitação de Autógrafo; Envio ao Poder Executivo06/06/2024Vereador Carlo Caiado
Blue right arrow Icon Ofício Origem: Poder Executivo => Destino: CMRJ => Comunicar Sanção => 06/26/2024
Green right arrow Icon Resultado Final => 20230302326 => Lei 844106/26/2024
Blue right arrow Icon Arquivo06/26/2024






   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.