Fundada por músicos, tendo à frente o maestro José Siqueira, a OSB notabilizou-se não só por ampliar o público para a música clássica no Rio, foi além e transformou-se em sinônimo de música clássica feita no Brasil.
Com uma sonoridade única, a partir da experiência de seus notáveis músicos, como o violinista Oscar Borgeth, os violoncelistas Iberê Gomes Grosso e a Aldo Parisot, o fagotista Noel Devos, o clarinetista José Freitas, todos fizeram escola ao transmitir às futuras gerações a forma, o estilo e até as anedotas surgidas nas estantes da OSB, fazendo com que o conjunto criasse e mantivesse uma identidade singular.
Singular também é a sua relação intrínseca com a cidade do Rio, forjada através de 40 anos de residência artística na Sala Cecília Meireles, no coração da Lapa, realizando ali seus ensaios diários e onde seus músicos, captaram a essência da "alma encantadora das ruas" agregando-a a sua performance.
Através do projeto AQUARIUS e tantas outras experiências bem sucedidas, a OSB, ao longo de sua história, brinda a população carioca com espetáculos musicais gratuitos ao ar livre ou a preços populares nos diversos equipamentos da cidade, alcançando uma enorme massa de espectadores, como em seus memoráveis concertos na Quinta da Boa Vista, que levaram mais de 200 mil pessoas ao parque em São Cristóvão.
Os Concertos para a Juventude, sempre com o cunho didático, foram muito além de seu objetivo principal, o de romper as barreiras entre a música clássica e o grande público. Esta série foi também responsável por lançar e promover jovens solistas, como Antonio Meneses, Nelson Freire, Cristina Ortiz entre outros, atualmente considerados solistas da mais alta linhagem.
Considerando o exposto, certos de que a Orquestra Sinfônica Brasileira é parte importante e consolidada da cidade de Rio de Janeiro, recomendamos o seu tombamento como patrimônio imaterial. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura