A Marcha das Mulheres Negras no Rio de Janeiro acontece anualmente desde 2015. O evento é uma iniciativa do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. O evento também marca um dia de luta, da trajetória de resistência das mulheres negras no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, cuja data oficial é 25 de julho – instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana.
A marcha tem por objetivo dar voz às mulheres negras, suas identidades e afirmar a importância dessas mulheres à frente das lutas pelo bem viver de toda a sociedade.
A mobilização em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho precedeu a Marcha de Mulheres Negras 2015 Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, A Marcha foi lançada nacionalmente em 2013, durante ato das Mulheres Negras realizado na II Conferência de Promoção da Igualdade Racial - III CONAPIR.No dia 18 de novembro de 2015, mulheres de todas as partes do Brasil marcharam em Brasília, em um protesto contra o racismo e a desigualdade social e de gênero no país.
A luta pelo direito das mulheres é uma das mais longas da história, especialmente para as mulheres negras, que convivem com a subrepresentação em todos os âmbitos da sociedade, violência de gênero, racismo estrutural e institucional. A marcha pelo bem viver de todas as mulheres negras do Rio perpassa pelo combate de várias mazelas, historicamente acumuladas como a inserção desigual das mulheres negras no mercado de trabalho formal, o genocídio da juventude negra, violência do Estado, a subrepresentação nos espaços de poder e decisão, o racismo obstétrico e falta de investimento na saúde da população negra, violência contra os povos tradicionais de matriz africana, ao feminicídio e à lesbofobia, assim como ao genocídio da juventude negra e outras violências que, infelizmente fazem parte do cotidiano dessas mulheres.
A Marcha das Mulheres Negras no Rio tem mobilizado anualmente milhares de mulheres negras e aliados nessa causa que se deslocam de todo o estado para a orla de Copacabana, fazendo coro pelo BEM VIVER.
A luta das mulheres negras é uma luta de toda a sociedade, por isso reconhecer a Marcha das Mulheres Negras nesta casa legislativa é fundamental.
Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura 04.:Comissão de Defesa dos Direitos Humanos 05.:Comissão de Defesa da Mulher