JUSTIFICATIVA
O inicio da carreira futebolística de Vinícius Júnior se deu no ano de 2006, quando seu pai, o levou a uma das escolinhas filiais do Flamengo, no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, onde morava. Sua primeira ficha técnica, porém, tinha um detalhe curioso: ele foi inscrito como lateral-esquerdo.
Filho de Fernanda Oliveira, e Vinicius José Paixão de Oliveira (de quem herdou o nome) oriundo de uma família humilde, Vinícius Júnior foi morar na Abolição com um tio, Ulisses, para reduzir a distância para o Ninho do Urubu. Passou a receber uma ajuda de custo do Flamengo e um auxílio dos empresários.
Em 2007, Vinícius passou a conciliar os treinos na escolinha do Fla em São Gonçalo com aulas de futsal no Canto do Rio, um famoso clube localizado no centro de Niterói. Lá, ficou até 2010.
Em 2009, quando Vinícius tinha 9 anos, seus pais o levaram para fazer um teste no futsal do Flamengo. O clube viu potencial, mas achou o menino ainda muito novo e pediu para ele voltar no ano seguinte. Ele não voltou, já que seu desejo era jogar futebol de campo, e não futsal. E foi assim que, em agosto de 2010, Vinícius passou na peneira para o futebol de campo do Fla. Vinícius foi federado pelo Fla aos 10 anos, e desde então foi tratado com o status de "futuro craque", sendo o principal destaque da base desde o time Sub-13. Em 2016, Vinícius subiu aos juvenis, e a história se repetiu. Mesmo um ano mais novo do que limite da categoria determina, ele se tornou protagonista do time. Marcou dez gols, foi o grande assistente da competição formando parte de um ataque que marcou mais de 52 gols, e ajudou o Flamengo a sagrar-se campeão do Campeonato Carioca Sub-17. Mas a fama de fato veio em 2017, quando Vinícius participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e, mesmo tendo três anos a menos que a idade permitida, foi um dos destaques do torneio. Logo na estreia do Rubro-Negro na competição, Vinícius entrou no decorrer da partida e marcou dois gols na goleada por 5 a 0 diante do Central. Foi destaque pelo Flamengo diante o Nacional de São Paulo em uma goleada por 6 a 0, em que Vinícius contribuiu com duas assistência e provocando dois cartões amarelos ao time adversário. Foi o herói da classificação Rubro-Negra para às quartas de final da Copinha marcando de peito o gol da vitória por 2 a 1 diante do Cruzeiro no final do jogo.
As atuações de destaque de Vinícius Júnior pelas categorias de base do Flamengo e da Seleção Brasileira geraram grande interesse do clubes europeus em seu futebol. Publicações de jornais europeus, como Sport, El Confidencial e o As publicaram algumas matérias falando sobre Vinícius Júnior, chamando-o de "novo Neymar do futebol brasileiro".
Em junho de 2017, Vinícius apareceu na 39ª posição de uma lista do jornal inglês The Telegraph com os melhores jogadores Sub-21 do mundo. Na época, ele era o único dos que apareceram nessa lista a jogar na América do Sul. Em 2017, o atacante entrou para a história do futebol mundial. Com apenas 16 anos, ele foi vendido pelo Flamengo ao Real Madrid por 45 milhões de euros. Este valor representou, à época, a 2ª maior venda da história do futebol brasileiro, atrás apenas da venda de Neymar, e ainda o maior valor já pago por um futebolista com menos de 19 anos de idade. No dia 28 de maio de 2022, foi autor do gol que deu o 14° título de Liga dos Campeões da UEFA ao Real Madrid.
Face ao exposto, solicitamos o apoio de nossos pares para que a homenagem logre êxito.
Texto Original:
Outras Informações:
Observações:
Comissões a serem distribuidas
01.:A imprimir