Entre os muitos problemas da Cidade do Rio de Janeiro, está a constante luta por vagas de estacionamento nas vias públicas. Esta luta envolve centenas, às vezes milhares de carros particulares, veículos oficiais, transporte escolar, motos, etc, que disputam as cerca de 44 mil vagas disponíveis nas ruas do Rio. Matéria publicada no Jornal O Globo de 25 de agosto de 2013 dá conta deste problema ao abordar a existência e a operacionalização das autoescolas cariocas.
Considerando isto, encaminho a esta Casa de Leis a presente proposta que visa diminuir o problema, pelo menos no que tange ao estacionamento de veículos destinados ao aprendizado da condução. Ao criar e reservar ao menos duas vagas especificamente para autoescolas, organizaremos com maior eficácia o processo de estacionamento na Cidade, diminuindo a disputa por vagas e as possíveis irregularidades cometidas pelos professores/condutores.
Assim sendo, peço aos Nobres Pares a devida atenção e o auxílio na aprovação desta matéria, certo de que contribuiremos para o ordenamento do espaço público carioca e a organização do dia-a-dia da Cidade.