A Jornada Mundial da Juventude - JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II na metade da década de 80, com o objetivo de aproximar jovens do mundo inteiro do Evangelho e incentivar laços de amizade entre povos de diferentes culturas.
O próximo encontro acontecerá na Cidade do Rio de Janeiro, em 2013 e deverá reunir cerca de quatro milhões de peregrinos, entre os dias 23 e 28 de julho, contando com a visita do Papa Bento XVI a nossa Cidade. Na programação desse evento, ocorrerão missas, orações, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma grande vigília, quando o Papa irá ao encontro dos jovens.
Em Roma, tive a oportunidade de participar do encerramento do Encontro Internacional de Delegados da Juventude, que tratou dos preparativos para a JMJ – 2013. Reafirmei nesse Encontro o comprometimento do Rio com o sucesso da realização do evento em 2013.
Em visita ao Vaticano, eu e Governador Sergio Cabral participamos de uma entrevista à Radio Vaticano, emissora oficial da Santa Fé, inaugurada em 1931 pelo Papa Pio XI, cuja programação é transmitida em quarente idiomas para o mundo inteiro.
Em seguida, na Praça de São Pedro, assistimos à tradicional Missa de Ramos, marcando o início da Semana Santa. O Papa Bento XVI fez uma especial saudação em português a nossa Comitiva, aos peregrinos brasileiros e ao Comitê Organizador da JMJ 2013.
Após a Missa, fomos recebidos pelo Papa, que ganhou da Comitiva Brasileira, uma miniatura do Cristo Redentor, como demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo. Destaco que uma réplica maior, com cerca de quatro metros, está posicionada dentro do Vaticano, no caminho do local onde o Pontífice concede audiências.
Foi uma honra visitar o Vaticano, ser cumprimentado e recebido pelo Papa em nome dos cariocas e trazer as bênçãos dele para todo o povo da nossa Cidade. Ser saudado carinhosamente pelo Papa Bento XVI , aumenta a nossa responsabilidade em organizar a melhor Jornada Mundial da Juventude de todos os tempos.
Atalho para outros documentos