De bem poucas bailarinas se pode dizer que enriqueceram imensamente a sua época e ao mesmo tempo desbravaram e indicaram tantos caminhos para o futuro, não só na dança, mas na formação de vocações.
Nora Esteves é uma dessas artistas especiais. Nascida em Porto Alegre, sua paixão pela dança começou aos 5 anos, quando a avó a levou para ver uma apresentação no Teatro São Pedro da capital gaúcha. Aos 8 anos, começou a estudar no Theatro Municipal do Rio com a mestra Tatiana Leskova, dando início a uma vertiginosa carreira, que a levou, aos 14, a passar em primeiro lugar no concurso para o Corpo de Baile do Theatro, e, três anos depois, a tornar-se primeira bailarina.
Cumpriu brilhante trajetória, não só nos palcos do Brasil, mas também em templos do ballet na França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Itália, integrando companhias de lendas da dança como Roland Petit, George Skibine, Françoise Adrêt e Hélène Trailine. Já estrela de primeira grandeza, tornou-se também coreógrafa e professora, ampliando sempre os limites de sua arte. A sociedade carioca tem todas as razões para homenagear essa grande artista com o Título de Cidadã Honorária da Cidade.