Nossa homenageada, a Excelentíssima Senhora Vereadora Andrea Gouvêa Vieira, é uma brasileira nascida em Minas Gerais, em 4 de junho de 1952, casada, mãe de três filhos e avó de três netos. É formada e exerce a profissão de jornalista há mais de 30 anos.
Eleita Vereadora em 2005 e reeleita em 2008, sempre pautou suas ações, principalmente, em defesa e desenvolvimento da Educação e do Orçamento da Cidade, mas, nunca deixando de lado a área da segurança pública, da cultura, do turismo, do meio ambiente e do desenvolvimento econômico da Cidade do Rio de Janeiro.
Quando Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira desta Casa Legislativa e, na sequência, como membro da mesma sempre buscou a análise profunda do orçamento e, como consequência, a plena fiscalização do Orçamento da Cidade, visando metas e resultados de forma transparente e de fácil entendimento para todos os Cidadãos Cariocas, inclusive, em muitas situações, servindo de base para nós, parlamentares, nos posicionarmos durante a discussão e votação do mesmo, nestas oito Sessões Legislativas.
A Vereadora Andrea Gouvêa Vieira, sempre aguerrida em todas as discussões que participou, independentemente se Sessões Plenárias, Audiências Públicas, Fóruns Internos e Populares ou manifestações da Sociedade Civil, sempre buscou manter a imagem desta Casa de Leis e o respeito aos Senhores Vereadores que a compõem, onde me incluo, defendendo como poucos os seus ideais políticos, trazidos de sua origem, uma vez que nasceu em uma família ligada à política, onde aprendeu as ideias e os ideais da social-democracia, o que a levou a iniciar sua carreira no Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.
Andrea preserva o contato direto e pessoal com os eleitores, repudiando, sempre, o jogo miúdo da política e do assistencialismo. E hoje, com sua decisão de não concorrer à renovação de seu mandato por mais quatro anos, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro ficará órfã de uma parlamentar que sempre pautou sua atenção buscando levar ao Cidadão Carioca a maior transparência possível dos atos e deliberações processadas nesta Casa de Leis. Além disso, diversas ações sofrerão a sua ausência, como a análise do Orçamento do Município do Rio de Janeiro e demais lutas e reivindicações em defesa da Cidade e do Cidadão Carioca.
Assim, com o acima exposto, apesar de ter descrito pouco da importância de seu papel no cenário político da Cidade e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, espero obter o apoio necessário de meus pares para ver aprovada a presente proposta que visa eternizar e parabenizar, através da concessão deste Título Honorífico o papel, como Vereadora, desenvolvido pela Cidadã e Jornalista Andrea de Lima Gouvêa Vieira.