PROJETO DE RESOLUÇÃO7/2009
Autor(es): VEREADORA CLARISSA GAROTINHO

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º O inciso V do art. 58 do Regimento Interno desta Casa de Leis passa a vigorar com a seguinte alteração:

"Art 58 ............................................................................................................

........................................................................................................................

V – Comissão de Turismo, Moda, Entretenimento e Eventos.” (NR)

Art. 2º O inciso V do art. 69 do Regimento Interno desta Casa de Leis passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art.69 .............................................................................................................

........................................................................................................................

V – Comissão de Turismo, Moda, Entretenimento e Eventos:

a) opinar sobre as proposições e as matérias relativas à:

2. moda;

3. entretenimento;

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


Plenário Teotônio Villela, 27 de fevereiro de 2009.



Vereadora CLARISSA GAROTINHO

Líder do PMDB



JUSTIFICATIVA

O Rio de Janeiro é um dos grandes centros de turismo do mundo e o primeiro do Brasil. Conhecido pela diversidade de belezas naturais, além de possuir os mais belos símbolos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã, a cidade apresenta inegável vocação para o turismo.

Sede do Carnaval, a grandiosa festa popular do planeta, o município é detentor de agendas nacionais e internacionais de eventos, negócios e entretenimentos, como o Rio Summer, o Fashion-Rio, o Réveillon de Copacabana, o Anima Mundi e o Rock In Rio. A cidade conta também com o Rio Centro, o maior e mais moderno centro de convenções da América Latina, além de uma extraordinária rede hoteleira.

Devido a todos estes fatores, destaco a necessidade cada vez mais crescente de estudos, de reflexões e principalmente de ações por parte do poder público, que visem dar sustentação a uma rede turística, de moda, de entretenimento e de eventos, com grande capacidade de empregabilidade e geração de renda.

Neste sentido, apresento Projeto de Resolução que altera dispositivos do Regimento Interno desta Câmara, modificando a denominação da Comissão de Turismo para Comissão de Turismo, Moda, Entretenimento e Eventos, bem como ampliando a competência desse colegiado.

Segunda atividade econômica do mundo, o Turismo fica atrás apenas da agricultura e supera a informática, porém dados da EMBRATUR demonstram que o Brasil precisa avançar muito neste setor. O Brasil, no ano de 2007, obteve U$$ 5 bilhões em receitas cambiais geradas pelo turismo, enquanto a Turquia U$$18 bilhões. Os Estados Unidos e a Espanha lideram o ranking com U$$ 96, 7 bilhões e U$$ 57,8 bilhões respectivamente. O mundo somou exatos U$$ 856 bilhões. Em cada 9 empregos gerados no mundo, 1 advém do turismo. Fonte Revista Forbes

No campo da moda, é interessante relembrar palavras da estilista que projetou a moda brasileira no mundo, Zuzu Angel: “No meu país, eles acham que moda é frivolidade, futilidade. Eu tento lhes dizer que moda é comunicação, além de garantir emprego para muita gente.” Os resultados apontados a seguir demonstram que Zuzu Angel foi uma visionária ao empreender e acreditar no potencial deste setor.

Como bem disse a estilista Zuzu Angel, o conceito de moda está diretamente ligado à comunicação. A moda também cumpre o papel de divulgar uma cidade e seu estilo de vida. Marca genuinamente carioca como a Osklen, reconhecida internacionalmente, lança a cada coleção vestimentas divulgando o bairro de Ipanema e o posto nove. A limits, outra marca carioca, já faz menção aos arcos da Lapa e a Escola de Samba Mangueira. Vale a pena observar que tanto a Osklen quanto a Limits se agarram a símbolos do turismo carioca para desenhar suas coleções e assim afirmar seu estilo.

O Governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, em declaração a coluna “Moda & Turismo” divulgada pelo Jornal do Commercio em parceria com o portal UOL ressalta a importância de que moda e turismo caminhem juntos. “Na passarela, uma mensagem que valorizava o turismo no Estado... As estampas dos biquínis e maiôs homenageavam a beleza natural de Fernando de Noronha” relatava a matéria.

Todas as grandes semanas de moda do mundo são realizadas somente em cidades turísticas. Paris, Milão, Nova York, Madri, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades que recebem as maiores “Fashion Weeks” realizadas no ano de 2008. Seguindo o exemplo de grifes, as semanas de moda também utilizam os pontos turísticos das cidades sedes para agregar valor ao evento. O Fashion Rio, por exemplo, promove desfiles na Lapa, Vista Chinesa e outros.

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge destacou que “além de gerar negócios, a moda promove e divulga o Brasil, enquanto o design agrega valor e multiplica empregos”.

Desde 2001, data da instalação do Fórum da Moda do Sistema Firjan, o Estado do Rio de Janeiro viu sua participação nas exportações crescer mais de 58%, enquanto na mé­dia, o Brasil apresentou decréscimo de 8,94%. Estes números, que apresentam o histórico das exportações no período de 2001 a novembro de 2006, confirmam a capacidade do estado como lançador de moda e o acerto do plano estratégico da Firjan para o setor.

A importância do entretenimento nos fluxos produtivos da economia é notada num mundo cada vez mais acelerado e dinâmico. Conforme Michael J. Wolf, um dos mais importantes consultores do mundo no setor, o homem contemporâneo está disposto a gastar cada vez mais para ter tempo livre para seu próprio conforto e diversão. Por exemplo, um Shopping Center tem que ser a cada dia mais um centro de entretenimento além de compras, criando formas inovadoras que se adaptem aos novos hábitos e à qualidade de vida do ser humano moderno.

Observa-se que as empresas que mais crescem são justamente as que estão incorporando o conceito de entretenimento em seus múltiplos aspectos, a exemplo das construtoras que estão investindo em academias de ginásticas, quadras poli-esportivas, áreas de lazer e recreação, tendo em vista que este fator tornou-se decisivo na venda e compra de um imóvel.

É certo que o turismo é uma válvula de escape pela simples mudança do cotidiano. Ocorre que o turismo simplesmente contemplativo e/ou de puro repouso vem perdendo espaço junto às novas gerações, pois, no destino escolhido, o turista, atualmente, se interessa e exige, além da qualidade dos serviços, grande quantidade de ofertas de entretenimento.

Capazes de atrair grande público, inclusive de turista, e mobilizar os meios de comunicação, os eventos se convertem em grandes oportunidades de mostrar as potencialidades do ente federativo, analisando as oportunidades de novos negócios, o fortalecimento de empregos e a divulgação de produtos/serviços.

Assim, os eventos fomentam a atividade econômica, aumentam a taxa de ocupação dos hotéis e a receita de empresas ligadas ao transporte e outros serviços, bem como colaboram com sua estabilidade, através da utilização de mão de obra e da consolidação de contratos comerciais. Contribuem para o ingresso de divisas decorrentes do fluxo turístico nacional e internacional. Geram novos empregos, o aproveitamento da mão de obra local e estimulam grandes redes de

investimentos. Segundo a Organização Mundial de Turismo o segmento de eventos apresenta um crescimento de 20% ao ano.

Por entender que o Turismo, a Moda, o Entretenimento e os Eventos são atividades que se relacionam e destacando a clara vocação da Cidade do Rio de Janeiro para estes setores é que peço a aprovação dos Meus Ilustres Pares para este Projeto de Resolução.


Legislação Citada



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Informações Básicas

Código20090500007AutorVEREADORA CLARISSA GAROTINHO
ProtocoloMensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Projeto

Datas:
Entrada 03/04/2009Despacho 03/04/2009
Publicação 03/09/2009Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 10 e 11 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Arquivado Sim
Motivo da Republicação

Observações:


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Comissões a serem distribuidas


01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Turismo
03.:Comissão de Abastecimento, Indústria. Comércio e Agricultura
04.:Comissão de Educação e Cultura
05.:Comissão de Esportes e Lazer

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Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
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Two documents IconRed right arrow IconHide details for ALTERA OS ARTS. 58 E 69 DO REGIMENTO INTERNO DESTA CÂMARA, MODIFICANDO A DENOMINAÇÃO DA COMISSÃO DE TURISMO PAALTERA OS ARTS. 58 E 69 DO REGIMENTO INTERNO DESTA CÂMARA, MODIFICANDO A DENOMINAÇÃO DA COMISSÃO DE TURISMO PARA COMISSÃO DE TURISMO, MODA, ENTRETENIMENTO E EVENTOS, BEM COMO AMPLIANDO AS SUAS COMPETÊNCIAS. => 20090500007 => {Comissão de Justiça e Redação Comissão de Turismo Comissão de Abastecimento, Indústria. Comércio e Agricultura Comissão de Educação e Cultura Comissão de Esportes e Lazer }03/09/2009 12:00:00 AMVereadora Clarissa Garotinho
Blue right arrow Icon Envio a Assessoria Técnico-Legislativa. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº7/200903/17/2009
Blue right arrow Icon Distribuição => 20090500007 => Comissão de Justiça e Redação => Relator: JORGE PEREIRA => Proposição => Parecer: Pela Regimentalidade03/25/2009
Blue right arrow Icon Distribuição => 20090500007 => Comissão de Turismo => Relator: VEREADOR ELTON BABÚ => Proposição => Parecer: Favorável com Substitutivo06/17/2011
Blue right arrow Icon Objeto para Apreciação => 20090500007 => Substitutivo 1 => COMISSÃO DE TURISMO => => 06/17/2011
Blue right arrow Icon Distribuição => 20090500007 => Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura => Relator: VEREADORA ANDREA GOUVEA VIEIRA => Proposição => Parecer: Contrário08/18/2011
Blue right arrow Icon Distribuição => 20090500007 => Comissão de Educação e Cultura => Relator: VEREADOR PAULO MESSINA => Proposição => Parecer: Contrário12/08/2011
Blue right arrow Icon Distribuição => 20090500007 => Comissão de Esportes e Lazer => Relator: VEREADORA ROSA FERNANDES => Proposição => Parecer: Contrário09/28/2012
Blue right arrow Icon Ato do Presidente => nº1/2013 de 03/01/201301/04/2013
Blue right arrow Icon Arquivo => 2009050000701/04/2013






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