"Art 58 ............................................................................................................
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V – Comissão de Turismo, Moda, Entretenimento e Eventos.” (NR)
Art. 2º O inciso V do art. 69 do Regimento Interno desta Casa de Leis passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art.69 .............................................................................................................
V – Comissão de Turismo, Moda, Entretenimento e Eventos:
a) opinar sobre as proposições e as matérias relativas à:
3. entretenimento;
c) estudar e promover debates e pesquisas sobre matérias de sua competência;
d) acompanhar o desenvolvimento do disposto no art. 212 da Lei Complementar nº 16/92 – Plano Diretor Decenal da Cidade do Rio de Janeiro;” (NR)
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Teotônio Villela, 27 de fevereiro de 2009.
Vereadora CLARISSA GAROTINHO
Líder do PMDB
Sede do Carnaval, a grandiosa festa popular do planeta, o município é detentor de agendas nacionais e internacionais de eventos, negócios e entretenimentos, como o Rio Summer, o Fashion-Rio, o Réveillon de Copacabana, o Anima Mundi e o Rock In Rio. A cidade conta também com o Rio Centro, o maior e mais moderno centro de convenções da América Latina, além de uma extraordinária rede hoteleira.
Devido a todos estes fatores, destaco a necessidade cada vez mais crescente de estudos, de reflexões e principalmente de ações por parte do poder público, que visem dar sustentação a uma rede turística, de moda, de entretenimento e de eventos, com grande capacidade de empregabilidade e geração de renda.
Neste sentido, apresento Projeto de Resolução que altera dispositivos do Regimento Interno desta Câmara, modificando a denominação da Comissão de Turismo para Comissão de Turismo, Moda, Entretenimento e Eventos, bem como ampliando a competência desse colegiado.
Segunda atividade econômica do mundo, o Turismo fica atrás apenas da agricultura e supera a informática, porém dados da EMBRATUR demonstram que o Brasil precisa avançar muito neste setor. O Brasil, no ano de 2007, obteve U$$ 5 bilhões em receitas cambiais geradas pelo turismo, enquanto a Turquia U$$18 bilhões. Os Estados Unidos e a Espanha lideram o ranking com U$$ 96, 7 bilhões e U$$ 57,8 bilhões respectivamente. O mundo somou exatos U$$ 856 bilhões. Em cada 9 empregos gerados no mundo, 1 advém do turismo. Fonte Revista Forbes
No campo da moda, é interessante relembrar palavras da estilista que projetou a moda brasileira no mundo, Zuzu Angel: “No meu país, eles acham que moda é frivolidade, futilidade. Eu tento lhes dizer que moda é comunicação, além de garantir emprego para muita gente.” Os resultados apontados a seguir demonstram que Zuzu Angel foi uma visionária ao empreender e acreditar no potencial deste setor.
Como bem disse a estilista Zuzu Angel, o conceito de moda está diretamente ligado à comunicação. A moda também cumpre o papel de divulgar uma cidade e seu estilo de vida. Marca genuinamente carioca como a Osklen, reconhecida internacionalmente, lança a cada coleção vestimentas divulgando o bairro de Ipanema e o posto nove. A limits, outra marca carioca, já faz menção aos arcos da Lapa e a Escola de Samba Mangueira. Vale a pena observar que tanto a Osklen quanto a Limits se agarram a símbolos do turismo carioca para desenhar suas coleções e assim afirmar seu estilo.
O Governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, em declaração a coluna “Moda & Turismo” divulgada pelo Jornal do Commercio em parceria com o portal UOL ressalta a importância de que moda e turismo caminhem juntos. “Na passarela, uma mensagem que valorizava o turismo no Estado... As estampas dos biquínis e maiôs homenageavam a beleza natural de Fernando de Noronha” relatava a matéria.
Todas as grandes semanas de moda do mundo são realizadas somente em cidades turísticas. Paris, Milão, Nova York, Madri, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades que recebem as maiores “Fashion Weeks” realizadas no ano de 2008. Seguindo o exemplo de grifes, as semanas de moda também utilizam os pontos turísticos das cidades sedes para agregar valor ao evento. O Fashion Rio, por exemplo, promove desfiles na Lapa, Vista Chinesa e outros.
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge destacou que “além de gerar negócios, a moda promove e divulga o Brasil, enquanto o design agrega valor e multiplica empregos”.
Desde 2001, data da instalação do Fórum da Moda do Sistema Firjan, o Estado do Rio de Janeiro viu sua participação nas exportações crescer mais de 58%, enquanto na média, o Brasil apresentou decréscimo de 8,94%. Estes números, que apresentam o histórico das exportações no período de 2001 a novembro de 2006, confirmam a capacidade do estado como lançador de moda e o acerto do plano estratégico da Firjan para o setor.
A importância do entretenimento nos fluxos produtivos da economia é notada num mundo cada vez mais acelerado e dinâmico. Conforme Michael J. Wolf, um dos mais importantes consultores do mundo no setor, o homem contemporâneo está disposto a gastar cada vez mais para ter tempo livre para seu próprio conforto e diversão. Por exemplo, um Shopping Center tem que ser a cada dia mais um centro de entretenimento além de compras, criando formas inovadoras que se adaptem aos novos hábitos e à qualidade de vida do ser humano moderno.
Observa-se que as empresas que mais crescem são justamente as que estão incorporando o conceito de entretenimento em seus múltiplos aspectos, a exemplo das construtoras que estão investindo em academias de ginásticas, quadras poli-esportivas, áreas de lazer e recreação, tendo em vista que este fator tornou-se decisivo na venda e compra de um imóvel.
É certo que o turismo é uma válvula de escape pela simples mudança do cotidiano. Ocorre que o turismo simplesmente contemplativo e/ou de puro repouso vem perdendo espaço junto às novas gerações, pois, no destino escolhido, o turista, atualmente, se interessa e exige, além da qualidade dos serviços, grande quantidade de ofertas de entretenimento.
Capazes de atrair grande público, inclusive de turista, e mobilizar os meios de comunicação, os eventos se convertem em grandes oportunidades de mostrar as potencialidades do ente federativo, analisando as oportunidades de novos negócios, o fortalecimento de empregos e a divulgação de produtos/serviços.
Assim, os eventos fomentam a atividade econômica, aumentam a taxa de ocupação dos hotéis e a receita de empresas ligadas ao transporte e outros serviços, bem como colaboram com sua estabilidade, através da utilização de mão de obra e da consolidação de contratos comerciais. Contribuem para o ingresso de divisas decorrentes do fluxo turístico nacional e internacional. Geram novos empregos, o aproveitamento da mão de obra local e estimulam grandes redes de
investimentos. Segundo a Organização Mundial de Turismo o segmento de eventos apresenta um crescimento de 20% ao ano.
Por entender que o Turismo, a Moda, o Entretenimento e os Eventos são atividades que se relacionam e destacando a clara vocação da Cidade do Rio de Janeiro para estes setores é que peço a aprovação dos Meus Ilustres Pares para este Projeto de Resolução.
Legislação Citada Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
Observações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Turismo 03.:Comissão de Abastecimento, Indústria. Comércio e Agricultura 04.:Comissão de Educação e Cultura 05.:Comissão de Esportes e Lazer