Texto Parecer (clique aqui)
PARECER CONJUNTO DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO; DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO; DE EDUCAÇÃO; E DOS DIREITOS DOS ANIMAIS, AO PROJETO DE LEI Nº 469/2025, QUE “INSTITUI A CAMPANHA ANIMAL NA SOMBRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Autor: Vereador Rodrigo Vizeu
Relator pela Comissão de Justiça e Redação: Vereador Átila Nunes
Relator pelo Mérito: Vereador Inaldo Silva
(PELA CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL)
I – RELATÓRIO
Trata-se da análise e emissão de parecer ao Projeto de Lei nº 469/2025, de autoria do Senhor Vereador Rodrigo Vizeu, que “INSTITUI A CAMPANHA ANIMAL NA SOMBRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
II – VOTO DOS RELATORES
PELA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO
A presente proposição atende aos requisitos formais previstos no art. 222 do Regimento Interno da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e está em consonância com as disposições da Lei Complementar nº 48/2000.
No que se refere à competência legislativa, trata-se de matéria de interesse local, sendo legítima a iniciativa parlamentar, com fundamento no art. 30, I do texto constitucional e nos arts. 30, I, 67 e 69 da Lei Orgânica do Município.
PELO MÉRITO
No mérito, a proposição busca conscientizar a população sobre a importância de proteger os animais de estimação do calor excessivo, prevenindo riscos como a hipertermia, por meio de ações educativas e parcerias que promovam sua saúde e bem-estar.
Diante do exposto, opinamos pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL ao Projeto de Lei nº 469/2025.
Sala da Comissão, 11 de agosto de 2025.
Vereador Átila Nunes Vereador Inaldo Silva
Relator Relator
III – CONCLUSÃO
As Comissões de Justiça e Redação, de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público; de Educação; e dos Direitos dos Animais, reunidas no dia 11 de agosto de 2025, aprovaram o voto do Relator Vereador Átila Nunes, pela CONSTITUCIONALIDADE, e do Relator Vereador Inaldo Silva, pelo MÉRITO FAVORÁVEL ao Projeto de Lei nº 469/2025, de autoria do Vereador Rodrigo Vizeu.
Sala da Comissão, 11 de agosto de 2025
COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO
Vereador Átila Nunes
Presidente
Vereador Dr. Gilberto Vereador Inaldo Silva
Vice-Presidente Vogal
COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO
Vereador Junior da Lucinha
Presidente
Vereador Inaldo Silva
Vice-Presidente
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Vereador Salvino Oliveira
Presidente
Vereador William Siri Vereador Marcio Santos
Vice-Presidente Vogal
COMISSÃO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS
Vereador Rodrigo Vizeu
Presidente
Vereador Rocal
Vice-Presidente