Consultoria e Assessoramento Legislativo

Show details for Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)
Hide details for Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)Informação da Consultoria e Assessoramento Legislativo (Clique aqui)


INFORMAÇÃO nº 376/2026

PROJETO DE LEI Nº 2253/2026 que “RECONHECE A ROBÓTICA COMO MODALIDADE ESPORTIVA NO MUNICÍPIO”.

AUTORIA: VEREADORA TATIANA ROQUE

A Consultoria e Assessoramento Legislativo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo parágrafo 1° do art. 234 do Regimento Interno c/c o item 12 do Anexo II da Lei nº 8.058, de 5 de setembro de 2023, informa:

1. SIMILARIDADE

A Consultoria e Assessoramento Legislativo comunica a inexistência de projetos correlatos ao presente.


2. TÉCNICA LEGISLATIVA

2.1. LEI COMPLEMENTAR N° 48/2000

O projeto está em conformidade com a mencionada Lei Complementar.



3. REQUISITOS REGIMENTAIS – ART. 223

O projeto atende aos requisitos do art. 223 do Regimento Interno.



4. COMPETÊNCIA

A matéria se insere no âmbito do art. 30, inciso I, da Lei Orgânica do Município.

A competência da Casa para legislar sobre o projeto se fundamenta no caput do art. 44 do mesmo Diploma legal.



5. INICIATIVA

O poder de iniciar o processo legislativo é previsto no art. 69 da Lei Orgânica do Município.


6. ESPÉCIE NORMATIVA

O projeto se reveste da forma estabelecida no art. 67, III, da Lei Orgânica do Município.


7. CONSIDERAÇÕES

Devemos mencionar que uma modalidade é considerada esporte quando envolve atividade física, possui regras universais unificadas e possui caráter competitivo.
As regras são unificadas e gerenciadas por entidades oficiais, como federações e confederações, garantindo que o esporte seja o mesmo em qualquer lugar do mundo. E aqui cabe uma atenção especial. No Rio de Janeiro, não existe uma federação única que centralize a robótica. As principais entidades ligadas a federações de robótica no Brasil e no mundo são a FIRA (Federação Internacional de Associações de Robótica Esportiva), a RoboCup Brasil e a Federação Internacional de Robótica. Percebe-se a existência de organização voltada para competições de robótica esportiva, porém, a maioria dessas organizações de caráter científico, sendo que, no Rio de Janeiro, tanto no Município quanto no Estado não existe qualquer organização do tipo.



É o que compete a esta Consultoria informar.


Rio de Janeiro, 08 de junho de 2026


RODRIGO DELGADO GOMES
Consultor Legislativo
Matrícula 10/815.028-6



De acordo
MARIA CRISTINA FURST DE F. ACCETTA
Consultora-Chefe da Consultoria e Assessoramento Legislativo
Matrícula 60/809.345-2

Show details for Nota Técnica (Clique aqui)Nota Técnica (Clique aqui)
Hide details for Nota Técnica (Clique aqui)Nota Técnica (Clique aqui)





Informações Básicas
Código20260302253 Protocolo15591
AutorVEREADORA TATIANA ROQUE Regime de TramitaçãoOrdinária
Com o apoio dos Senhores

Ementa RECONHECE A ROBÓTICA COMO MODALIDADE ESPORTIVA NO MUNICÍPIO.

Datas
Entrada 05/19/2026
    Despacho
05/25/2026

Informações sobre a Tramitação
Data de Envio05/27/2026 Data do Retorno06/08/2026
Número do Informativo376 Ano do Informativo2026
Data da Publicação06/09/2025 Objeto de AnáliseProposição
Data da Republicação
Assinaturas:
Tecnico LegislativoRodrigo Delgado GomesResponsável p/ExpedienteMaria Cristina Furst de Freitas
De acordoMaria Cristina Furst de Freitas


Atalho para outros documentos