ORDEM DO DIA
Projeto De Decreto Legislativo 201/2023


__________________________________________________________________

Data da Sessão:05/18/2023Hora:04:35 PM
__________________________________________________________________


Texto da Ordem do Dia
O SR. PRESIDENTE (CARLO CAIADO) - ANUNCIA-SE: EM TRAMITAÇÃO ESPECIAL, EM REGIME DE PRIORIDADE, EM 2ª DISCUSSÃO, QUÓRUM: R 2/3, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 201/2023 DE AUTORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA, QUE "APROVA O PARECER PRÉVIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO, FAVORÁVEL ÀS CONTAS DE GESTÃO DA MESA DIRETORA RELATIVAS AO EXERCÍCIO DE 2020".

(INTERROMPENDO A LEITURA)

Em discussão.
Para discutir, o nobre Vereador Rocal, que dispõe de 15 minutos.

O SR. ROCAL – Senhor Presidente, nobre Vereador Carlo Caiado, senhoras vereadoras e senhores vereadores: eu gostaria, Presidente, de ocupar esta Tribuna com o tema das contas da Mesa Diretora pertinentes aos de 2019 e 2020, da qual eu participei como 1º Secretário em exercício. Vossa Excelência, como 1º Secretário, foi assumir o mandato na Alerj, como deputado estadual, e aí eu tive essa grande experiência, aqui na Câmara de Vereadores, que foi ocupar a 1ª Secretaria. Foram 14 meses – abril de 2019 até junho de 2020 –, e eu posso dizer, Presidente, que foi uma das maiores experiências de minha vida aqui neste Parlamento. E só foi possível ter uma atuação diligente porque, junto comigo, estava ali um chefe de gabinete que, esta semana... A nobre Vereadora Tânia Bastos, também da Mesa Diretora, acompanhou muito de perto isso. Estava ao meu lado um chefe de gabinete que, esta semana, foi homenageado, aqui nesta Câmara, com a Medalha Pedro Ernesto, que é o nosso querido Rafael Silva de Leo Lima ou simplesmente Rafael Lima ou, como muitos conhecem, o subprefeito da Barra da Tijuca.
O Rafael, nobre Presidente... E eu já quero aqui pedir desculpas por não ter vindo aqui na segunda-feira pela manhã, porque, devido a um problema de minha mãe, na parte da manhã eu estou sempre comprometido em acompanhá-la, porque o acompanhante só chega depois das 8 horas. Mas Rafael merece todo o carinho desta Casa. O Rafael, diante dos desafios que eu apresentava a ele, na Mesa Diretora, na 1ª Secretaria, ele não hesitava. “Rafael, eu quero, na segunda-feira, chegar aqui às 7 horas da manhã. Você me acompanha para eu fazer uma diligência?” E ele prontamente estava aqui às 7 horas da manhã, acompanhando a diligência da 1ª Secretaria. “Rafael, vamos lá ao prédio verdinho, porque eu quero acompanhar a reforma de todo aquele andar”, o 29º, por exemplo, e estava lá o Rafael comigo. No pregão eletrônico, estava lá o Rafael comigo. No subsolo da Câmara Municipal, estava lá o Rafael comigo. Processos que chegavam na 1ª Secretaria, sempre era o Rafael que estava lá olhando, observando e fazendo as considerações, antes de eu deliberar. E num momento em que a televisão estava sempre em cima da Câmara, dizendo que o contrato que a Câmara tinha assinado com uma empresa lá em Duque de Caxias, e nem existia o galpão. E lá fui parar, em Duque de Caxias. Eu me recordo bem, e aqui está também o procurador da Câmara, o nosso amigo Minc, porque através da 1ª Secretaria muitos funcionários tinham que receber o seu salário e o procurador foi acompanhando tanto a mim, quanto ao Rafael, lá no banco da Caixa Econômica Federal, para garantir o pagamento dos funcionários.
Então, estou muito à vontade. Eu quero fazer chegar esse vídeo para Rafael e dizer que foi uma honra poder estar ao lado dele nesses 14 meses na Câmara de Vereadores, na Mesa Diretora, e que o fruto disso tudo é que hoje nós encontramos aqui, já em andamento com a nova gestão da Mesa Diretora, com o novo secretário Rafael Aloisio Freitas, já com o novo prédio chegando, os computadores chegando, uma Mesa Diretora muito diligente, sabendo que as sementes foram plantadas e hoje, com certeza, os frutos estão sendo colhidos. Então, Senhor Presidente, encaminho favoravelmente porque foi uma gestão que muito me honra. Entrou para o meu currículo como vereador por ter participado da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Muito obrigado, Senhor Presidente. E, Rafael, parabéns!

O SR. PRESIDENTE (CARLO CAIADO) – Obrigado, Vereador Rocal, e parabéns pela sua gestão na 1ª Secretaria, que foi excelente.
Não havendo mais quem queira discutir, encerrada a discussão.

Em votação.

(Os senhores vereadores registram seus votos)

O SR. PRESIDENTE (CARLO CAIADO) – Está encerrada a votação.

(Concluída a votação nominal, constata-se que votaram SIM os Senhores Vereadores Alexandre Beça, Átila A. Nunes, Carlo Caiado, Carlos Bolsonaro, Celso Costa, Cesar Maia, Dr. Carlos Eduardo, Dr. Gilberto, Dr. João Ricardo, Dr. Marcos Paulo, Dr. Rogério Amorim, Edson Santos, Eliseu Kessler, Felipe Boró, Felipe Michel, Inaldo Silva, Jair da Mendes Gomes, João Mendes de Jesus, Jorge Felippe, Luciana Boiteux, Luciana Novaes, Luciano Medeiros, Luiz Ramos Filho, Marcelo Diniz, Marcio Ribeiro, Marcio Santos, Niquinho, Prof. Célio Lupparelli, Rafael Aloisio Freitas, Rocal, Rosa Fernandes, Tânia Bastos, Thais Ferreira, Ulisses Marins, Vera Lins, Veronica Costa, Vitor Hugo, Waldir Brazão, Welington Dias, William Siri, Willian Coelho e Zico 42 (quarenta e dois), não havendo voto contrário. Absteve-se o Senhor Vereador Pedro Duarte 1 (um). Presentes 43 (quarenta e três) senhores vereadores. Votando 42 (quarenta e dois) senhores vereadores. Absteve-se 1 (um) senhor vereador).

O SR. PRESIDENTE (CARLO CAIADO) – Presentes 43 (quarenta e três) senhores vereadores; votaram SIM
42 (quarenta e dois) senhores vereadores. Absteve-se 1 (um) senhor vereador.
O Projeto de Decreto Legislativo nº 201/2023 está aprovado. Dispensada a redação final, segue à promulgação.