Legislação - Lei Ordinária


Lei nº 7836/2023 Data da Lei 03/30/2023


Show details for Texto da LeiTexto da Lei
Hide details for Texto da LeiTexto da Lei

REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 245/2023

O Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro nos termos do art. 56, IV combinado com o art. 79, § 5º, da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990, não exercida a disposição do § 7º do art. 79, promulga a Lei nº 7.836, de 30 de março de 2023, oriunda do Projeto de Lei nº 559-A, de 2021, de autoria dos Senhores Vereadores Teresa Bergher, Marcos Braz, Felipe Michel, João Mendes de Jesus e Paulo Pinheiro.


LEI Nº 7.836, DE 30 DE MARÇO DE 2023.


Art. 1º Fica permitida a utilização, após análise de viabilidade técnica do órgão responsável por veículos, das faixas viárias exclusivas para ônibus, para embarque ou desembarque de pessoas idosas e/ou com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Art. 2º O Poder Executivo regulamentará esta Lei.

Art. 3° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 30 de março de 2023.






Vereador CARLO CAIADO
Presidente

Status da Lei Declarado Inconstitucional Total

Show details for Ficha TécnicaFicha Técnica
Hide details for Ficha TécnicaFicha Técnica

Projeto de Lei nº 559-A/2021 Mensagem nº
Autoria VEREADORA TERESA BERGHER, VEREADOR MARCOS BRAZ, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADOR JOÃO MENDES DE JESUS, VEREADOR PAULO PINHEIRO
Data de publicação DCM 03/31/2023 Página DCM 3/4
Data Publ. partes vetadas Página partes vetadas
Data de publicação DO Página DO

Observações:


Forma de Vigência Promulgada






Show details for Leis relacionadas ao Assunto desta LeiLeis relacionadas ao Assunto desta Lei
Hide details for Leis relacionadas ao Assunto desta LeiLeis relacionadas ao Assunto desta Lei

Hide details for Leis OrdináriasLeis Ordinárias
78362023Declarado Inconstitucional TotalPermite a utilização, por veículos particulares, das faixas viárias exclusivas para ônibus, para embarque ou desembarque de pessoas idosas e/ou com deficiência ou dificuldade de locomoção e dá outras providências.
69722021Em VigorDispõe sobre a divulgação do rol de medicamentos disponíveis para distribuição gratuita, através da página de internet da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
66442019Declarado Inconstitucional TotalPermite o trânsito de táxis nos corredores viários do BRT e dá outras providências.
61822017Declarado Inconstitucional TotalAutoriza trânsito de veículos de passeio na pista seletiva da Avenida Brasil, nos horários mencionados.
58602015Declarado Inconstitucional TotalDispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de serviços públicos, que operem vias públicas, à instalação de barreiras acústicas nos trechos em que cortem áreas habitadas
56032013Declarado Inconstitucional TotalFica proibido o fechamento dos túneis no âmbito da Cidade do Rio de Janeiro, salvo nas condições que menciona e dá outras providências.
41172005Declarado Inconstitucional TotalDispõe sobre a remoção de corpos em carro funerário de entidades filantrópicas.
29591999Em VigorDispõe sobre o tráfego de caminhões e carretas na Avenida Brasil e dá outras providências.
16321990Em VigorDetermina o horário de circulação de veículos de cargas perigosas no perímetro urbano do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
15181989Em VigorAltera o artigo 1º da Lei nº 640/84
161977Em VigorDispõe sobre a criação do Laboratório Municipal de Produtos Terapêuticos e dá outras providências.



Atalho para outros documentos

PROJETO DE LEI Nº 559/2021

   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.