Questão de Ordem


Assunto e Autoria
Legislatura:

Assunto: Parecer da Comissão de Educação e Cultura ao PLC nº 169/2016

Autoria: Reimont

Questão de Ordem: QUESTÃO DE ORDEM DO SENHOR VEREADOR REIMONT FORMULADA NA 103ª SESSÃO ORDINÁRIA DURANTE DISCUSSÃO DO PLC 169/2016, OCORRIDA EM 29/11/2016.

O SR. REIMONT – É claro que o encaminhamento ao projeto do América é favorável. Sou morador de uma rua ao lado do America. Sei muito bem o que significa a revitalização daquela área. Não é só importante, é fundamental.
A Rosa, com muita propriedade, falou aqui que alguns boatos chegam, mas ao meu gabinete não chegaram. Contudo, alguns Vereadores me mostraram um texto apócrifo, e aí temos que ter muito cuidado. Eu lido, e vocês sabem, com os dois lados, porque eu moro ali, eu tomo café na padaria, frequento a praça, encontro com as pessoas, vou no jornaleiro. Então, conheço os dois lados, quem quer e quem não quer. Contudo, em sã consciência estou convencido de que o projeto é muito bom para o America, para a Tijuca e para o Rio de janeiro.
Quero lembrar que existiu um tempo em que a nossa Câmara gostava de comprar dificuldade para vender facilidade. Existiu um tempo em que alguns vereadores apenas votavam quando eles compreendiam que tinham algum ganho em relação ao assunto.
Em relação ao America não tem isso. Esse projeto é sério, e os 51 Vereadores que estão aqui na Casa; quero acreditar que não estejamos voltados para essas reminiscências do passado. Não podemos.
Outra questão que quero colocar, agora me dirigindo aos Vereadores do DEM, com a minha preocupação, Vereador Carlo Caiado, que ao apresentar emenda, estou preocupado com a questão do tempo desse projeto. O Presidente, com muita justeza, chama no dia de amanhã para uma reunião com a Secretária Maria Madalena, que é a Secretária de Urbanismo, para dirimirmos as nossas dúvidas.
Quero sugerir, porque Vossa Excelência, Vereador Carlo Caiado, tem todas as condições de fazer as emendas tramitarem pelas comissões para que não tenhamos atraso nos procedimentos. O Vereador Carlo caiado está dizendo que está tudo certo com as comissões. Ótimo. Era só essa a minha preocupação.
Como eu não fui acionado para assinar, eu não sabia que era das comissões.
Comissão de Educação e Cultura não versa sobre essa matéria? Cultura não versa? Deveria. Educação e Cultura. É bom que as comissões vejam isso.
Fica essa questão de ordem à Mesa: sobre se a Comissão de Educação e Cultura também não tem que dar seu parecer, por conta de lá ser um espaço de entretenimento. O clube não desaparecerá, continuará o entretenimento.
A minha preocupação é que, como não fui acionado, não fui chamado a assinar, e sou membro titular da Comissão de Educação e Cultura, eu achava que não era das comissões. Mas se é das comissões, bem melhor, porque aí não tira o projeto de pauta, e será votado.
Espero muito que a gente possa votar esse projeto ainda esse ano.
Quero dizer que da bancada do Partido dos Trabalhadores, o meu líder Edson Zanata me concedeu o direito de defender e encaminhar.
Nós vamos votar favoravelmente ao projeto.
Quero também fazer menção...– deve haver outros – no dia de hoje, inclusive, que o clube de futebol Chapecoense sofreu por essa tragédia nesse acidente aéreo. A nossa homenagem já foi feita aqui – o Vereador Cesar Maia pediu um minuto de silêncio – aos mortos nessa tragédia, mas também temos que mencionar os vivos que deram a vida pelos seus clubes. Deve haver outros jogadores, mas eu queria lembrar que aqui está o Luizinho e, ao lado dele, o Edu. Quero cumprimentá-los. Certamente, existem outros. Desculpem não mencioná-los.
Então, Senhor Presidente, o encaminhamento é favorável à aprovação do Projeto do América.