REQUERIMENTO502/2021
Autor(es): VEREADOR CARLO CAIADO, VEREADORA TÂNIA BASTOS, VEREADOR LUCIANO VIEIRA, VEREADOR RAFAEL ALOISIO FREITAS, VEREADOR MARCOS BRAZ, MESA DIRETORA

REQUEREMOS , com fulcro no Regimento Interno desta Casa de Leis, a concessão do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao Senhor Vilfredo Schurmann, Economista e Velejador.

Plenário Teotônio Villela, 21 de setembro de 2021.


VEREADOR CARLO CAIADO
Presidente



VEREADORA TÂNIA BASTOS VEREADOR LUCIANO VIEIRA
1ª Vice-Presidente 2ª Vice-Presidente


VEREADOR RAFAEL ALOISIO FREITAS VEREADOR MARCOS BRAZ
1º Secretário 2º Secretário



Com o apoio dos Senhores
VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO, VEREADOR ÁTILA A. NUNES, VEREADOR DR. ROGERIO AMORIM, VEREADOR ELIEL DO CARMO, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADOR INALDO SILVA, VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR MARCELO DINIZ, VEREADOR ULISSES MARINS, VEREADOR VITOR HUGO, VEREADOR WALDIR BRAZÃO, VEREADOR WELINGTON DIAS, VEREADORA TAINÁ DE PAULA


Justificativa

Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vilfredo Schurmann foi consultor financeiro de grandes corporações brasileiras. Aos 35 anos, trocou a vida em terra firme para navegar pelo mundo com a família.

Em 37 anos de aventuras, o Capitão da Família Schurmann liderou e coordenou três circum-navegações, além de outras expedições nos mares e oceanos do planeta.

Atualmente, está a bordo do veleiro Kat com sua mais nova e grande aventura que conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: Voz dos Oceanos.

Vilfredo também atua na produção de conteúdos audiovisuais em diferentes formatos, é autor de “Navegando com Sucesso” e está escrevendo seu próximo livro sobre a busca do submarino U-513, além de ministrar palestras e atuar em projetos educacionais.

Face à sua relevante luta em prol do meio ambiente é que apresentamos a presente homenagem, contando com o apoio de nossos pares para que logre êxito.

Sobre a expedição mundial Voz dos Oceanos:

Com a finalidade de conscientizar a população mundial a respeito do lixo nos oceanos, especialmente os plásticos, toda a Família Schurmann – Vilfredo, Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm – voltou a se reunir a bordo do veleiro Kat para iniciar, no dia 29 de agosto, em Balneário Camboriú (SC), a expedição mundial Voz dos Oceanos. Com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os velejadores e demais tripulantes da embarcação envolvidos nessa missão de dois anos de duração passarão por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia.

A iniciativa – que também conta com a Plastic Soup Foundation entre seus apoiadores internacionais – tem o intuito de testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras para combater esse problema. O objetivo final desta iniciativa do Brasil para o mundo é conscientizar e engajar as pessoas ao redor do planeta para a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas.

Ao realizar três voltas ao mundo nos últimos 37 anos, a Família constatou de perto que os oceanos sofrem mudanças severas, já que estão cada vez mais poluídos. “Tudo isso impacta não apenas a vida marinha, mas atinge as populações de modo geral. O tema é tão urgente que a ONU definiu o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que por meio de uma grande corrente mundial do bem conseguiremos mudar juntos o cenário”, ressalta Vilfredo Schurmann.

Na prática, a tripulação Voz dos Oceanos aposta em três pilares de atuação para alcançar uma transformação efetiva. O primeiro deles, com vertente empreendedora, atua em conjunto com a aceleradora SPIN, focada em encontrar soluções ambientais para indústrias. A ideia é fomentar empreendedores e startups que tenham como proposta encontrar soluções para diminuir ou eliminar o uso do plástico no âmbito industrial.

O segundo pilar, científico, desenvolvido em parceria com a Infinito Mare, empresa fundada pelo cientista ambiental e marinho Dr. Bruno Libardoni, investigará os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo, tendo três metas principais: investigar a qualidade da água e a biogeoquímica dos oceanos; analisar áreas mais amplas dos oceanos, em associação com vôos de drone e sensoriamento remoto via satélite, e construir o Hub Voz dos Oceanos, uma rede global para disponibilizar, de forma veloz, dados confiáveis para a comunidade científica e para a opinião pública em geral. A presença científica conta ainda com a participação de Conselho Científico Consultivo, composto por 14 renomados cientistas brasileiros e estrangeiros.

Por último, o pilar educacional – uma parceria Voz dos Oceanos, Instituto IRAPA e Instituto Supereco – deverá realizar jornadas educativas, que incluem criação de materiais educativos e gamificação; oficinas de formação com estudos sobre oceanos, resíduos e sustentabilidade, e proposta de inclusão transversal e transdisciplinar da temática no currículo escolar.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto

Datas:
Entrada 09/21/2021Despacho 09/21/2021
Publicação 09/22/2021Republicação

Pág. do DCM da Publicação 66/67 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Tipo de Despacho Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores

Observações:



DESPACHO: A imprimir
Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores.
Em 21/09/2021
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:A imprimir


Hide details for TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 502/2021TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 502/2021

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for RequerimentoRequerimento
Hide details for 2021100050220211000502
Red right arrow IconHide details for REQUER A CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO AO SENHOR VILFREDO SCHURMANN, ECONOMISTA E REQUER A CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO AO SENHOR VILFREDO SCHURMANN, ECONOMISTA E VELEJADOR. => 20211000502 => {A imprimir }09/22/2021Vereador Carlo Caiado,Vereadora Tânia Bastos,Vereador Luciano Vieira,Vereador Rafael Aloisio Freitas,Vereador Marcos Braz,Mesa Diretora
Acceptable Icon Votação => Requerimento 502/2021 => Aprovado (a) (s)09/24/2021
Green right arrow Icon Resultado Final => Resolução 1069109/29/2021




HTML5 Canvas example