JUSTIFICATIVA
Ano de ingresso na PCERJ: 2002
Formação acadêmica: Bacharel em Direito (UNESA) 2005 MBA pelo instituto COPPEAD/UFRJ Histórico profissional: O Delegado de Polícia André Rosa Leiras ingressou na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em abril de 2002, ocupando o cargo de Oficial de Cartório Policial.
Durante os doze anos em que exerceu o cargo de Oficial de Cartório, André Rosa Leiras participou de diversas investigações e operações policiais relevantes, acumulando vários elogios, das mais altas Autoridades do Estado, em sua pasta funcional. Em 2013, André Rosa Leiras ingressou no cargo de Delegado de Polícia atuando, inicialmente, na Divisão de Homicídios da Capital, onde presidiu o GELC (Grupo Especial de Local de Crimes) por três anos.
Na Divisão de Homicídios, o Delegado André Leiras participou de importantes investigações, sendo merecedor, na ocasião, da Medalha de Honra, outorgada pelo Exmo. Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Em abril de 2017, com a inauguração da DESARME (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos) o Delegado André Leiras foi indicado, pela cúpula da chefia da polícia civil, para ocupar o cargo de Delegado Assistente daquela especializada.
A exitosa atuação da equipe da DESARME vem sendo reconhecida tanto na Polícia Civil, como no Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos da administração pública estadual e federal.
Além de importantes prisões, em um ano, a DESARME apreendeu 306 armas, 79.350 munições, mais de 2 toneladas de drogas e efetuou 48 prisões.
A atuação do Delegado Assistente André Leiras na DESARME, foi reconhecida e elogiada diversas vezes, sendo merecedor, inclusive, no ano de 2017, da Medalha Devotamento, outorgada pelo Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pela eficiência demonstrada em serviço.
Cursos:
Curso de investigação de Tráfico de Armas (Trafficking Arms) by Bureau of Alcohol, Tabaco, Firearms and Explosives (ATF) / U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE) – (USA, 2017)
Curso de Investigação Financeira (Laboratório de Lavagem de Dinheiro/PCERJ e ACADEPOL, 2017)
Estágio de Operações Policiais (CORE/PCERJ 2017)
Curso de Investigação Policial e Fraudes em Documentos (ACADEPOL, 2003)
Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial (SENASP, 2010) Curso de Busca e Apreensão (SENASP, 2008) Curso de Gerenciamento de Crise (SENASP, 2008) Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública (SENASP, 2008) Uso Progressivo da Força e Tecnologias Não Letais (COT/PF, 2008) Curso de Progressão em área de risco (ACADEPOL, 2003) Condecorações, Medalhas e Moções: Medalha Tiradentes - a Medalha Tiradentes é uma honraria outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Honraria outorgada pela ALERJ em 2018. Medalha de Honra – outorgada pelo Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pelo destaque do policial civil no exercício de suas funções, com o comportamento irrepreensível e notório respeito pelos valores éticos nos quais estão fundadas a autoridade e a credibilidade da Polícia Civil. (2014)
Medalha Devotamento – outorgada pelo Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pela eficiência demonstrada em serviço de qualquer natureza, o apreço e a confiança de seus superiores, da população e do Governo deste Estado por atos de fidelidade ao interesse público e à lei; - o especial interesse do policial no desempenho de suas funções através de serviços profissionais relevantes, executados com o risco de vida e da saúde, concorrendo para a elevação do prestígio, do renome e do bom conceito da polícia junto à coletividade. (2017)
Moção de Congratulação e Louvor – concedida pela CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (2017) Moção de Louvor e Congratulação – concedida pela ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2015)
Moção de Louvor e Congratulação – concedida pela ALERJ (2016)
Medalha de Bronze – outorgada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro. (2012) - Além de diversos elogios registrados nos assentamentos funcionais por exitosas investigações. Legislação Citada Atalho para outros documentos CV ANDRE LEIRAS (2).pdf Informações Básicas
Outras Informações:
Observações:
Comissões a serem distribuidas
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Educação