Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 2000, Rodrigo Otavio Soares Pacheco tem uma longa atuação na aérea jurídica, tendo exercidos diversos cargos, entre eles a de defensor dativo da Justiça Federal, membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva, além de professor universitário.
Especializou-se em direito penal econômico pelo Instituto Brasileiro de Ciências Econômicas Criminais, e atuou como advogado criminalista ate 2016, juntamente com o advogado Maurício de Oliveira Campos Junior num escritório, o qual foi sócio, listado várias vezes entre um dos mais conceituados da área.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rodrigo Pacheco foi conselheiro seccional por dois mandatos e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados.
Em 2012, foi eleito Conselheiro Federal da OAB por Minas Gerais, sendo o mais jovem advogado a integrar o Conselho, defendendo a atuação da Ordem no sentido de inibir a corrupção na política e promover eleições limpas. Durante esse período no Conselho Federal, foi também presidente da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em início de carreira.
O início de sua carreira política aconteceu nas eleições de 2014, sendo eleito deputado federal para a 55.ª legislatura (2015-2019).
Como deputado participou de importantes discussões na Câmara, votando favoravelmente aos processos de Impeachment de Dilma Rousseff, à PEC do Teto dos Gastos Públicos e à Reforma Trabalhista.
Em 2017, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados do Brasil. Nesse período, certificou que a proposta das "Dez Medidas Contra a Corrupção" atendia aos requisitos necessários para a elaboração de um projeto de iniciativa popular, o que permitiu com que tramitasse na Câmara.
Em 2018, Pacheco se candidatou ao cargo de Senador da República por Minas Gerais, sendo eleito na primeira colocação, com 3.616.864 votos, que corresponderam a 20,49% dos votos válidos.
Legislação Citada Atalho para outros documentos Informações Básicas
Outras Informações:
Observações:
Comissões a serem distribuidas
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Educação