TÂNIA BASTOS
1ª VICE PRESIDENTE-REPUBLICANOS
O clube da Portuguesa, desde a década de 1960, tem uma participação forte seja cultural, esportiva e de lazer na Ilha do Governador. Diversos shows marcaram épocas, os bailes de carnaval até hoje são aguardados pelos moradores e por isso tamanha tradição se reverbera nas ruas da Ilha quando o assunto é o clube.
Marcelo Gonçalves Barros cresceu dentro do clube sendo atleta e defendendo as cores da Lusa dentro de campo. Ele foi goleiro da base até o profissional e chegou a jogar no Bonsucesso antes de terminar a carreira. Logo após, decidiu seguir os caminhos do futebol. Formado em educação física, virou treinador das categorias de base da Lusa tendo sido campeão sub-13 da Copa Light, em 2007. Ele chegou a treinar o Botafogo também mostrando seu talento na beira do campo. Em 2011, porém, a Associação Atlética Portuguesa começava um trabalho de reestruturação, recuperação, com a chegada de João Rego, pai de Marcelo Barros, como presidente.
Marcelo começou a participar ativamente das decisões do clube e desde então ajuda no crescimento exponencial que a Lusa vem registando nos últimos tempos. Inicialmente foi vice-presidente de futebol amador fazendo campanhas interessantes com a Lusa. Em 2014, no entanto, assumiu o cargo de vice-presidente de futebol. No primeiro ano por pouco não conseguiu o acesso. Mas em 2015 ele veio e a Lusa depois de dez anos, com a gestão do Marcelo, voltou a Série A do Campeonato Carioca.
Juntamente com a volta à elite do futebol carioca veio também o título da Copa Rio 2016 e as qualificações para disputar os campeonatos nacionais. O clube nos últimos sete anos, disputou quatro campeonatos brasileiros da série D e a cada ano que passa fica mais próximo do acesso à série A. Mas os resultados mais surpreendentes do futebol da Lusa aconteceram quando Marcelo assumiu a presidência do clube no final de 2019.
Como figura pública, o prefeito Eduardo Paes sabendo do grande trabalho realizado na Lusa, convidou Marcelo para gerir a Vila Olímpica Nilton Santos. Durante todo o ano de 2021, Marcelo fez grandes intervenções na Vila reformando o campo, o ginásio, a piscina e entre outras benfeitorias, mesmo de maneira voluntária, já que a prefeitura passava por momento de reajuste de contas.
O clube conseguiu a melhor campanha da sua história no Campeonato Carioca 2021 ficando na terceira colocação geral. Em contrapartida, na Copa do Brasil, a equipe segue fazendo história, já que se classificou para a terceira fase da competição. Já na parte estrutural, o clube saiu de um campo apenas para treinamento e agora possui dois, além de três campos sintéticos, uma caixa de areia, além de um centro avançado de recuperação esportiva de excelência.
Por todos estes feitos e justa esta condecoração.
Legislação Citada Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
01.:A imprimir TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 1194/2022