REQUERIMENTO1194/2022
Autor(es): VEREADORA TÂNIA BASTOS

Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, a concessão do Conjunto de MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO ao SENHOR MARCELO BARROS.


Plenário Teotônio Villela, 22 de março de 2022.

TÂNIA BASTOS

1ª VICE PRESIDENTE-REPUBLICANOS


Com o apoio dos Senhores
VEREADOR ÁTILA A. NUNES, VEREADOR CELSO COSTA, VEREADOR DR. ROGERIO AMORIM, VEREADOR ELISEU KESSLER, VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR MARCELO DINIZ, VEREADOR MARCIO SANTOS, VEREADOR PAULO PINHEIRO, VEREADOR REIMONT, VEREADOR ROCAL, VEREADOR ULISSES MARINS, VEREADOR WELINGTON DIAS, VEREADOR ZICO, VEREADORA MONICA BENICIO, VEREADORA TAINÁ DE PAULA, VEREADORA TERESA BERGHER, VEREADORA VERA LINS


Justificativa

Nascido e criado na Ilha do Governador, o insulano Marcelo Barros, 41, tem desde a infância uma ligação íntima com a Associação Atlética Portuguesa, entidade que dá nome a Portuguesa, um dos bairros da Região. Esse elo forte surgiu por influência do seu pai, João Maria do Rego, um português que veio de navio morar no Brasil e encontrou seu caminho na Ilha, mas sem esquecer suas raízes portuguesas.Casado há oito anos com Elisa Xaia, Marcelo possui dois filhos: o Gabriel, de 17 anos, e o Matheus, de 09. É morador do bairro da Portuguesa, na qual todos se orgulham dele pelas façanhas alcançadas pelo clube mais querido da Ilha e que representa a região Brasil a fora.

O clube da Portuguesa, desde a década de 1960, tem uma participação forte seja cultural, esportiva e de lazer na Ilha do Governador. Diversos shows marcaram épocas, os bailes de carnaval até hoje são aguardados pelos moradores e por isso tamanha tradição se reverbera nas ruas da Ilha quando o assunto é o clube.

Marcelo Gonçalves Barros cresceu dentro do clube sendo atleta e defendendo as cores da Lusa dentro de campo. Ele foi goleiro da base até o profissional e chegou a jogar no Bonsucesso antes de terminar a carreira. Logo após, decidiu seguir os caminhos do futebol. Formado em educação física, virou treinador das categorias de base da Lusa tendo sido campeão sub-13 da Copa Light, em 2007. Ele chegou a treinar o Botafogo também mostrando seu talento na beira do campo. Em 2011, porém, a Associação Atlética Portuguesa começava um trabalho de reestruturação, recuperação, com a chegada de João Rego, pai de Marcelo Barros, como presidente.

Marcelo começou a participar ativamente das decisões do clube e desde então ajuda no crescimento exponencial que a Lusa vem registando nos últimos tempos. Inicialmente foi vice-presidente de futebol amador fazendo campanhas interessantes com a Lusa. Em 2014, no entanto, assumiu o cargo de vice-presidente de futebol. No primeiro ano por pouco não conseguiu o acesso. Mas em 2015 ele veio e a Lusa depois de dez anos, com a gestão do Marcelo, voltou a Série A do Campeonato Carioca.

Juntamente com a volta à elite do futebol carioca veio também o título da Copa Rio 2016 e as qualificações para disputar os campeonatos nacionais. O clube nos últimos sete anos, disputou quatro campeonatos brasileiros da série D e a cada ano que passa fica mais próximo do acesso à série A. Mas os resultados mais surpreendentes do futebol da Lusa aconteceram quando Marcelo assumiu a presidência do clube no final de 2019.

Como figura pública, o prefeito Eduardo Paes sabendo do grande trabalho realizado na Lusa, convidou Marcelo para gerir a Vila Olímpica Nilton Santos. Durante todo o ano de 2021, Marcelo fez grandes intervenções na Vila reformando o campo, o ginásio, a piscina e entre outras benfeitorias, mesmo de maneira voluntária, já que a prefeitura passava por momento de reajuste de contas.

O clube conseguiu a melhor campanha da sua história no Campeonato Carioca 2021 ficando na terceira colocação geral. Em contrapartida, na Copa do Brasil, a equipe segue fazendo história, já que se classificou para a terceira fase da competição. Já na parte estrutural, o clube saiu de um campo apenas para treinamento e agora possui dois, além de três campos sintéticos, uma caixa de areia, além de um centro avançado de recuperação esportiva de excelência.

Por todos estes feitos e justa esta condecoração.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto

Datas:
Entrada 03/24/2022Despacho 03/25/2022
Publicação 03/28/2022Republicação

Pág. do DCM da Publicação 18 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Tipo de Despacho Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores

Observações:



DESPACHO: A imprimir
Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores.
Em 25/03/2022
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:A imprimir


Hide details for TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 1194/2022TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 1194/2022

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for RequerimentoRequerimento
Hide details for 2022100119420221001194
Red right arrow IconHide details for REQUER A CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO AO SENHOR MARCELO BARROS => 20221001194 => REQUER A CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO AO SENHOR MARCELO BARROS => 20221001194 => {A imprimir }03/28/2022Vereadora Tânia Bastos
Acceptable Icon Votação => Requerimento 1194/2022 => Aprovado (a) (s)03/30/2022
Green right arrow Icon Resultado Final => Resolução 1092703/31/2022




HTML5 Canvas example