REQUERIMENTO811/2021
Autor(es): VEREADORA TANIA BASTOS
Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, a concessão do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto à MILTON SOLDANI AFONSO.


Plenário Teotônio Villela, 11 de outubro de 2021.





VEREADORA TÂNIA BASTOS

REPUBLICANOS



Com o apoio dos Senhores
VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO, VEREADOR ÁTILA A. NUNES, VEREADOR CARLO CAIADO, VEREADOR DR. CARLOS EDUARDO, VEREADOR DR. ROGERIO AMORIM, VEREADOR ELIEL DO CARMO, VEREADOR FELIPE BORÓ, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADOR INALDO SILVA, VEREADOR MARCELO DINIZ, VEREADOR MARCIO RIBEIRO, VEREADOR MARCIO SANTOS, VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI, VEREADOR REIMONT, VEREADOR ULISSES MARINS, VEREADOR WELINGTON DIAS, VEREADOR ZICO, VEREADORA TAINÁ DE PAULA


Justificativa

Destacado como uma das maiores personalidades mundiais no empreendedorismo e trabalho social do país o Senhor Milton Afonso é fundador e proprietário da Golden Cross, que já foi a maior companhia de saúde na América do Sul e a quarta maior no mundo. Quem vê a vida de Milton Afonso, se impressiona, ainda é um doador, que matem os estudos de 60 mil jovens e outros projetos sociais.

Ele foi um garoto pobre, nascido em 1921, mas que só registrado em 1934, que teve sua história transformada, sofreu muito, foi preso durante a ditadura e um milagre salvou sua saúde física e financeira, assim sua vida é uma história dignificante e motivadora, que demonstram que o sonho de um homem é o mesmo sonho de Deus e nada nesse mundo poderá abalá-lo.


Conheça a história de vida de Milton Afonso

Milton era um garoto muito esperto e cheio de vigor. Os pais eram pobres e, por isso, a mãe foi assistida por uma parteira, que era sua amiga. Moravam numa modesta casa sem água corrente, Nem instalações sanitárias. Eram três quartos, uma sala e cozinha, em um bairro pobre de Nova Linda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O pai era bem-intencionado, mas o jogo e a bebida eram suas maiores fraquezas. Para ajudar aumentar a renda familiar, a mãe fazia trabalhos de costura e fabricava doces caseiros. Genebra se levantava cedo para produzir pé-de-moleque e cocada. Ao chegar da escola, o garoto ia vender as guloseimas, descalço, pelas ruas. Algumas vezes não resistia à tentação e comia parte do lucro. A experiência comercial adquirida nesse período fez de Milton Afonso um vendedor nato, e no futuro seria um grande homem de negócios.

Ao ouvir as histórias bíblicas narradas pela mãe após o falecimento do pai, se encorajava para enfrentar os desafios como o menino Davi, que venceu o gigante Golias. Nessa época, morava na periferia de Campinas, São Paulo, em uma casa muito simples. Milton tinha nove anos de idade, quando teve o primeiro contato com a mensagem de esperança anunciada pelos adventistas do sétimo dia em uma conferência dirigida pelo pregador Albert Hagen, em um salãozinho com capacidade para no máximo 50 pessoas.

A Palavra de Deus mudou a vida de Milton Afonso. Em 1934 foi matriculado no Grupo Escolar Bernardo Monteiro, no bairro de Calafate, Belo Horizonte. A professora Rita de Castro Morais avaliou que o garoto sabia muito mais do que as crianças da sua faixa etária. Sabia tudo sobre assuntos gerais e sobre as mudanças políticas que estavam acontecendo no país. No fim do dia, Milton passou para quarta série e um ano depois já estava formado. Por decisão da mãe, o menino foi estudar no Colégio Adventista, viajou dois dias de trem, de Minas Gerais a São Paulo. Como era magricelo e pálido, foi apelidado pelos colegas de “Pepino”.

A mãe de Milton trabalhou bastante como faxineira e cozinheira e economizou dinheiro suficiente para pagar três anos de estudos, alimentação, dormitório e roupa lavada; 690 mil réis, em 1936. Logo depois foi aprovado para ingressar no curso ginasial. Uma das matérias prediletas era literatura francesa. Influenciado pela Revolução de 1932 e a biografia do pai da aviação Alberto Santos Dumont, por muito tempo o jovem sonhou em ser aviador, queria voar como fez o primeiro homem a pilotar o quatorze bis, um aparelho mais pesado que o ar de Paris, em 1906.

Em 1943, Milton Afonso tornou-se líder político entre os estudantes que se manifestavam contra o presidente Getúlio Vargas, o qual havia fechado o Congresso para permanecer no poder. Houve um massacre naquele dia, dois estudantes morreram no confronto com a polícia. No dia seguinte o estudante de direito, Milton, foi levado para a prisão local na Av. Tiradentes e jogado numa cela suja com muitos de seus colegas, jornalistas e políticos, tanto de direita como de esquerda. Um dos estudantes detidos era Julio de Mesquita Neto, que mais tarde se tornou advogado, jornalista e proprietário do principal jornal de São Paulo, O Estado de S. Paulo, em 1969. Depois de passar 15 dias na prisão, ser fichado e perseguido pela polícia, Milton decide sair de São Paulo e tentar a vida no Rio de Janeiro.

Ainda em novembro desse ano, ao subir em um bonde na “Cidade Maravilhosa”, encontrou a mulher mais perfeita aos seus olhos, Arlete Carvalho da Silva. No dia 28 de fevereiro de 1946 Milton pediu Arlete em casamento. Exatamente um ano mais tarde, em 28 de fevereiro de 1947, aos 26 anos, o mineiro Milton casou-se com a nortista Arlete. Na terra dos cariocas, todos os filhos de Milton nasceram e cresceram. O primeiro filho chama-se Celso, nasceu em 31 de março de1950.

Em 12 de dezembro de 1951, data de seu aniversário, Milton Soldani Afonso ganhou mais um presente: colou grau de bacharel em direito pela Faculdade de Niterói, recebeu o título de Doutor em Jurisprudência e especialista em legislação trabalhista. Em 1951, Milton criou a Casa Editora de Legislação e sua revista Legislação Federal tornou-se a maior revista sobre impostos de renda no Brasil, alcançando a marca de 50 mil assinantes. O plano de ser um advogado famoso mudou para o desejo de ser rico e poder ajudar os pobres.

Deus estava transformando o coração do Dr. Milton para o seu grande plano de filantropia. Em 18 de fevereiro de 1952, nasceu Carlos, o segundo filho do casal, logo depois em 12 de janeiro de 1959, nasceu Neide, a única filha, e no mesmo ano, Arlete foi batizada pelo pastor Roberto Rabello. Para alegria do casal em 1960 nasceu Paulo, o filho caçula. Todos os filhos atuam em negócios da família e a heroína Genebra, foi cuidada pela nora e pelo filho até os 92 anos, quando faleceu.

Em abril de 1971, motivado pelos amigos João Alberto Persson e José Carlos Elias, o advogado Milton Afonso decide criar a Golden Cross, instituição filantrópica com todo lucro direcionado a projetos educacionais, de assistência social e evangelização. Em abril de 1972, dez meses após sua fundação, a Golden Cross atingiu a marca de mil associados. Três anos depois já havia vendido cinco mil planos de saúde. Não demorou muito para que 70 mil contratos fossem vendidos em um só mês. Em 1984, a Golden Cross tornara-se a maior companhia de saúde na América do Sul e a quarta maior no mundo. Seu fundador estava realizado, entretanto, queria fazer mais na área educacional, para a realização de seu sonho de ajudar estudantes carentes.

Em novembro de 1989 a Golden Cross tinha mais de 60 milhões de dólares em bancos. Então o inesperado ocorreu! No mesmo dia em que o Presidente Fernando Collor de Mello tomou posse, ele assinou um decreto confiscando todo o dinheiro em circulação no país. Milton foi dormir com milhões na conta bancária e acordou no dia seguinte sem um centavo, este susto fez com que ele sofresse um espasmo da coronária, mas sem lesão. Na ocasião, a freira mais respeitada do Brasil, Irmã Dulce ligou da Bahia para a mãe de Collor, Dona Leda, fazendo um apelo para liberar o dinheiro confiscado pelo ato do Presidente, para não ocorrer um prejuízo para os programas sociais que ele mantinha e aos empregados da empresa. No dia seguinte, todas as instituições registradas no Congresso Nacional de Serviço Social tiveram seu dinheiro liberado e a empresa que poderia cumprir com suas obrigações.

Em 1994, um marco foi alcançado, a universidade criada foi plenamente habilitada, conhecida como UNISA ( Universidade de Santo Amaro), que tornou-se uma das maiores universidades na grande área metropolitana de São Paulo. Escolas de medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, farmácia, direito, ciência da computação e dois importantes hospitais universitários, são alguns dos investimentos de sucesso da UNISA. Entre 1985 e 1994, o Dr. Milton colocou pelo menos 25 milhões de dólares nesse empreendimento. A benevolência dele começou no colegial e chegou a manter 60 mil alunos. Doava 5 milhões de reais por mês para pagar bolsas de estudos. Por mais de 30 anos, milhares de pessoas têm sido cuidadas e educadas pelo seu ministério.

Também impactou milhões de pessoas através dos meios da Rádio Ipanema, estação tradicional do Rio de Janeiro com potência suficiente para alcançar uma grande parte do Brasil, em 1989. Após cinco meses, vendeu a emissora, pois não encontrou ninguém para administrá-la. Mas o espírito missionário não saiu do ar, pouco tempo depois começou uma revolução na comunicação adventista no Brasil e no mundo. Ao todo, comprou 25 estações radiofônicas no Brasil.

Em 1992, Milton sentiu o desejo de ajudar a montar uma rede de televisão por satélite que cobrisse o mundo e contratou uma faixa satelital por dez anos pela mensalidade de 82.500 dólares. E como visionário e diante da fé quanto mais ajudava a levar esperança, mais tinha sucesso nos seus serviços sociais e de evangelização. No ano de 2000, a Igreja Adventista passou a cobrir 50% do custo da faixa do satélite e alcançou toda a América do Sul, a América Central, as partes Sul e Leste dos Estados Unidos, além de Portugal e outros lugares da Europa Ocidental. Ele também comprou um total de 68 estações de rádio ao redor do mundo, a Rede Novo Tempo de Comunicação, em português, espanhol e inglês, tornou-se um poderoso meio de salvação.

O desejo do menino Milton de ser rico e influente foi atendido por aquele a quem atribui tanta realização -Deus-. Nesse ano, não mediu esforços para ajudar a expansão do sinal da TV Novo Tempo em operadoras de TV a cabo, e daí em diante colaborou para que centenas de municípios brasileiros recebessem o Canal da Esperança. Em 2004, aceitou lançar sua biografia pela Casa Publicadora Brasileira. A autoria é de Manuel Vásquez, conferencista e escritor de vários livros nos Estados Unidos. A TV Novo Tempo surgiu em 1996 e desde a primeira transmissão até os dias atuais o foco sempre esteve bem definido: valorizar o ser humano e levar a palavra de Deus a todos. Em 2003, é criado o Departamento de Expansão, que tem como metas, formar a Rede Novo Tempo de Televisão a cabo, a rede aberta e colocar o sinal na SKY.

Pela primeira vez, a igreja adventista tem um programa de 60 minutos diários, em rede nacional pela CNT e Rede Gênesis de televisão: "Encontro com a Vida". Aos sábados à tarde, com o apoio da Escola Bíblica, começa o Programa Novo Tempo, ao vivo, com a apresentação de Williams Costa Jr, Milton Souza e J. Washington, motivando as pessoas a colaborarem com a expansão da televisão. A história Rede Novo Tempo de Comunicação dá passos largos para alcançar as tendências do mercado de radiodifusão.

Ele gosta de assistir aos programas da TV Novo Tempo, pratica uma dieta vegetariana e um programa de exercícios físicos. Indagado sobre o segredo de sua longevidade ele cita o quinto mandamento da Lei de Deus: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra”. Êxodo 20:12.

Certa feita estava enfrentando uma crise financeira, devia a vários bancos e tinha somente uma semana para evitar que a Golden fosse à falência. Então uma autoridade americana foi até o seu escritório e falou que gostaria de investir 490 milhões de dólares na empresa. Depois de 3 anos, houve uma surpresa, o investidor decidiu retornar para os Estados Unidos e ofereceu as cotas adquiridas na Golden Cross para seu fundador, e ele poderia pagar como desejasse. Assim seis meses depois, Milton recebeu um comunicado de que 60% da empresa voltaria para ele por apenas mil dólares. Com esse milagre, a empresa que estava a ponto de falir prosperou e chegou a faturar 1 bilhão e 250 mil reais em um ano.

Milton Afonso garante que Deus é seu melhor sócio e mantenedor. Por isso, ao decidir fazer um testamento, deve lembrar-se do seu melhor amigo, do seu sócio mais fiel, do seu Criador. O homem que investiu milhões em dólares para salvar milhões de pessoas tem uma estratégia que pode, quando posta em prática, levar muita gente para o Céu, lugar que tanto acredita e se prepara para habitar. Milton tem uma saúde invejável, uma memória espetacular, e seu sonho mais real é ver Jesus voltar.

Para homenageá-lo, pela sua magnífica história, foi realizado o filme 'O menino que vendia doces e entregava sonhos', e nós podemos ter acesso a biografia desse grande ícone da filantropia que desempenhou relevante papel no progresso da igreja Adventista no Brasil, e que também ajudou milhares de pessoas mundo a fora.

Fonte:https://www.maisrelevante.com.br/2011/11/dr-milton-afonso-historia-ser-seguida.html


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto

Datas:
Entrada 11/11/2021Despacho 11/11/2021
Publicação 11/12/2021Republicação

Pág. do DCM da Publicação 65/67 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Tipo de Despacho Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores

Observações:



DESPACHO: A imprimir
Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores.
Em 11/11/2021
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:A imprimir


Hide details for TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 811/2021TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 811/2021

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for RequerimentoRequerimento
Hide details for 2021100081120211000811
Red right arrow IconHide details for REQUER A CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO À MILTON SOLDANI AFONSO. => 20211000811 => REQUER A CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS DE MÉRITO PEDRO ERNESTO À MILTON SOLDANI AFONSO. => 20211000811 => {A imprimir }11/12/2021Vereadora Tania Bastos
Acceptable Icon Votação => Requerimento 811/2021 => Aprovado (a) (s)11/17/2021
Green right arrow Icon Resultado Final => Resolução 1076811/19/2021




HTML5 Canvas example