É idolatrado ao pregar a reforma social pela Educação. Fica conhecido como Mestre K'ung-fu-tzu, de onde vem o termo latino Confucius. Em 501 a.C. é nomeado Governador de Chung-tu, ocupando depois os cargos de Ministro do Trabalho e da Justiça.
Apesar de não ser líder religioso, prega a observância de cinco virtudes: o amor aos outros; a justiça; a retidão de conduta; a sabedoria; e a sinceridade.
Confúcio apresenta uma concepção essencialmente ética do homem, cujo princípio pode ser resumido numa asserção aparentemente simples: “não faça aos outros, aquilo que não queres que te façam”.
Hoje, com as Olimpíadas de Pequim, os olhos do mundo inteiro estão voltados para a China, para o seu desenvolvimento econômico, sua capacidade de inserção na sociedade global contemporânea, para sua modernidade.
A China parece ter-se tornado o país do futuro. No entanto, imbuído talvez de um sentimento nacionalista que busca as próprias raízes para firmar sua identidade, o olhar da China tem se voltado para o passado.
Assim, o pensamento do Pensador Chinês que chegou a ser taxado de reacionário, está sendo reabilitado, eis que já se tem recorrido a ideia confuciana de uma “sociedade harmônica” para se referir à China de hoje.
O governo da província de Shandong anunciou em 2008 a construção da “Cidade Simbólica da Cultura Chinesa” em Qufu, a cidade natal de Confúcio, que abrigaria museus e instituições destinadas a preservar a memória e o ensinamento confucionista.
Além disso, a República Popular da China já está se encarregando de difundir a cultura chinesa – moldada pelo confucionismo – mundo a fora.
Por exemplo, no Brasil, foi firmado o convênio para o estabelecimento do Instituto Confúcio em São Paulo (SP), uma iniciativa que une o governo chinês, a Universidade de Hubei e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Instituto está voltado para o ensino do Mandarim, o idioma oficial chinês e a difusão da cultura chinesa no Brasil.
De modo semelhante outra unidade do Instituto Confúcio que esteve sediado na PUC-Rio, hoje se encontra na UFF-Niterói-RJ, tendo como Diretora a Professora Ana Qiao.
Assim, nada mais justo do que homenagear o grande Pensador chinês, Confúcio, atribuindo a data de seu nascimento – 28 de setembro – como o dia do IDIOMA MANDARIM no Calendário Oficial do Município do Rio de Janeiro/RJ, data a ser comemorado anualmente.
Desta forma espero contar com o apoio dos nobres membros desta Casa, para a aprovação do presente Projeto de Lei. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
Republicado no DCM nº 041, de 04/03/2022, pág. 32, para inclusão de coautoria.
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura