O restaurante La Fiorentina foi fundado em 1957, no mesmo imóvel onde hoje se situa. Por funcionar até o último cliente, tornou-se ponto de encontro de artistas que saíam de peças de teatro e shows. A frequência de jornalistas e intelectuais perfez o cenário ideal para transformá-lo em uma referência gastronômica e cultural da zona sul e da cidade.
O La Fiorentina é grande parceiro e incentivador da arte e da cultura carioca. Desde muito tempo, oferece permutas, descontos e divulgação para artistas e espetáculos, como uma forma de fomentar a classe e os projetos da cidade, tendo apoiado mais de 500 projetos, explica seu proprietário em carta dirigida ao nosso mandato, acompanhada da assinatura em apoio ao tombamento de mais de 80 personalidades da cultura entre atrizes, atores, diretoras, diretores, cineastas, produtoras, produtores, jornalistas, cantoras, cantores, roteiristas, escritoras e escritores.
As paredes recobertas por autógrafos depositados ao longo de décadas, por seus frequentadores – eventuais ou habituais - são parte viva da história e da memória cultural da cidade. Não se pode correr o risco de que a ganância do lucro fácil da especulação imobiliária venha as por abaixo.
Tombar o La Fiorentina é um ato de preservação do patrimônio cultural carioca, razão pela qual peço às senhoras vereadoras e aos senhores vereadores a aprovação do presente projeto de lei.