Legislação - Lei Ordinária


Lei nº 6842/2020 Data da Lei 12/29/2020



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LEI Nº 6.842, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2020.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
Das Disposições Preliminares

Art. 1º Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2021, compreendendo o:

I - Orçamento Fiscal, referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, inclusive Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; II - Orçamento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e órgãos da Administração Direta e Indireta a ele vinculados, bem como Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; e III - Orçamento de Investimento das Empresas em que o Município, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.
CAPÍTULO II
Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social

Seção I
Estimativa da Receita

Art. 2º A Receita total estimada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social é de R$ 31.267.639.344,00 (trinta e um bilhões, duzentos e sessenta e sete milhões, seiscentos e trinta e nove mil e trezentos e quarenta e quatro reais), de acordo com o seguinte desdobramento:

I -$ 21.784.312.857,00 (vinte e um bilhões, setecentos e oitenta e quatro milhões, trezentos e doze mil e oitocentos e cinquenta e sete reais), do Orçamento Fiscal; e

II - R$ 9.483.326.487,00 (nove bilhões, quatrocentos e oitenta e três milhões, trezentos e vinte e seis mil e quatrocentos e oitenta e sete reais), do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 3º A estimativa da receita por Categoria Econômica, segundo a origem dos recursos, será realizada com base no produto do que for arrecadado, na forma da legislação vigente e de acordo com o desdobramento constante do Anexo I.
Seção II
Da Fixação da Despesa

Art. 4º A Despesa total fixada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social é de R$ 31.267.639.344,00 (trinta e um bilhões, duzentos e sessenta e sete milhões, seiscentos e trinta e nove mil e trezentos e quarenta e quatro reais), distribuída nas Categorias Econômicas e respectivos Grupos de Natureza da Despesa, constantes do Anexo II, segundo o seguinte desdobramento:

I - R$ 18.081.232.031,00 (dezoito bilhões, oitenta e um milhões, duzentos e trinta e dois mil e trinta e um reais), do Orçamento Fiscal; e

II - R$ 13.186.407.313,00 (treze bilhões, cento e oitenta e seis milhões, quatrocentos e sete mil e trezentos e treze reais), do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 5º Estão assegurados recursos para os projetos em fase de execução.
Seção III
Distribuição da Despesa por Órgão

Art. 6º A Despesa Total, fixada por Função, por Poderes e Órgãos, os Demonstrativos da Receita Estimada e da Despesa Fixada e a Consolidação dos Quadros Orçamentários, estão definidos nos Anexos III, IV, VI, VII, VIII e IX.

Art. 7º Fica o Poder Executivo autorizado a adotar medidas para, em decorrência de alteração de estrutura organizacional ou da competência legal ou regimental de órgãos da Administração Direta, Indireta ou Fundacional, instituída pelo Poder Público Municipal, adaptar o orçamento aprovado pela presente Lei, através da redistribuição dos saldos das dotações, das unidades orçamentárias e das categorias de programação, necessários à adequação, de acordo com o inciso III do art. 8º da Lei nº 6.763, de 14 de agosto de 2020 - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2021.
Seção IV
Autorização para Abertura de Crédito

Art. 8º Fica o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares, até o limite de trinta por cento do total da despesa fixada nesta Lei, para transposição, remanejamento ou transferência de recursos, criando, se necessário, fontes de recursos, modalidades de aplicação, elementos de despesa e subtítulos, com a finalidade de suprir insuficiências dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, respeitadas as prescrições constitucionais e os termos da Lei federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, em seu art. 43, § 1º, incisos I, II e III, e §§ 2º, 3º e 4º.

§ 1º Inclui-se na autorização contida no caput a reprodução de ação já existente, em outra categoria de programação.

§ 2º Excluem-se da base de cálculo e do limite autorizado no caput deste artigo os valores correspondentes à amortização e encargos da dívida e as despesas financiadas com operações de crédito contratadas e a contratar.

Art. 9º O limite autorizado no art. 8º não será onerado quando o crédito suplementar se destinar a atender:

I - insuficiências de dotações do Grupo de Natureza da Despesa 1 - Pessoal e Encargos Sociais, mediante a utilização de recursos oriundos de anulação de despesas consignadas ao mesmo grupo;

II - pagamentos de despesas decorrentes de sentenças judiciais, amortização, juros e encargos da dívida;

III - despesas financiadas com recursos vinculados, operações de crédito e convênios;

IV - insuficiências de dotações consignadas às Funções Educação, Saúde, Assistência Social e Previdência Social, inclusive aquelas previstas nos demais incisos deste artigo, observadas as normas de aplicação de cada um;

V - incorporações de saldos financeiros apurados em 31 de dezembro de 2020 e o excesso de arrecadação em bases constantes, inclusive de recursos vinculados de Fundos Especiais e do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, e das transferências constitucionais referentes ao Sistema Único de Saúde - SUS, quando se configurar receita do exercício superior às previsões de despesas fixadas nesta Lei;

VI - remanejamentos de dotações alocadas ao mesmo Grupo de Natureza da Despesa e Modalidade de Aplicação por projeto, atividade ou operação especial de modo que não alterem a Lei Orçamentária Anual.

Art. 10. Fica o Poder Executivo autorizado a abrir crédito suplementar proveniente de superávit financeiro logo após o encerramento do Balanço Patrimonial da Administração Direta, referente ao exercício de 2020.

Art. 11. O Poder Legislativo e o Tribunal de Contas do Município ficam autorizados a realizar aberturas de créditos suplementares, eventualmente necessários, durante o transcurso do exercício financeiro mediante remanejamento de suas próprias dotações e incorporação de seus recursos vinculados.

Parágrafo único. Os créditos suplementares citados no caput deste artigo serão abertos por atos próprios dos Presidentes do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Município.
CAPÍTULO III
Orçamento de Investimentos das Empresas

Art. 12. A despesa do Orçamento de Investimentos das empresas, observada a programação desta Lei, é fixada em R$ 10.938.105,00 (dez milhões, novecentos e trinta e oito mil e cento e cinco reais), conforme definido no Anexo V.
CAPÍTULO IV
Disposições Gerais

Art. 13. As dotações para pagamento de pessoal e encargos sociais da Administração Direta, bem como as referentes a servidores colocados à disposição de outros órgãos e entidades, serão movimentadas pelos setores competentes da Subsecretaria de Serviços Compartilhados da Secretaria Municipal da Casa Civil.

Art. 14. O Poder Executivo concederá como incentivo fiscal a projetos culturais, nos termos da Lei nº 5.553, de 14 de janeiro de 2013, no mínimo um por cento da receita do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS – efetivamente arrecadada no exercício de 2019, ano anterior à elaboração desta Lei Orçamentária.

Art. 15. É fixado em R$ 2.695.003,00 (dois milhões, seiscentos e noventa e cinco mil e três reais) o valor máximo a ser captado pelo Projeto Pró-Educação, de que trata a Lei nº 2.923, de 11 de novembro de 1999.

Art. 16. Fica o Poder Executivo autorizado a realizar operações de crédito por antecipação de receita, com a finalidade de manter o equilíbrio orçamentário-financeiro do Município, observados os preceitos legais aplicáveis à matéria.

Art. 17. As transferências financeiras destinadas à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Município estarão à disposição até o dia 20 de cada mês.

Art. 18. Poderão ser realizadas alterações na estrutura organizacional do Poder Executivo, com vistas a conferir maior agilidade à máquina administrativa, desde que sem aumento da despesa prevista nesta Lei.

Art. 19. Fica o Poder Executivo autorizado a contratar e oferecer garantias a empréstimos com a Caixa Econômica Federal - CEF ou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, voltados para o saneamento, habitação em áreas de baixa renda e mobilidade urbana.

Art. 20. Fica o Poder Executivo autorizado a contratar e oferecer garantias a empréstimos com agências nacionais e internacionais de crédito para aplicação em investimentos previstos nesta Lei, bem como a oferecer as contragarantias necessárias à obtenção de garantia do Tesouro Nacional para a realização destes financiamentos.
CAPÍTULO V
Disposições Finais

Art. 21. Fica ainda o Poder Executivo autorizado a proceder aos ajustes necessários na estimativa da receita e na fixação da despesa que constam desta Lei, nos termos dos arts. 44 e 45 da Lei nº 6.763, de 2020.

Art. 22. O Prefeito, no âmbito do Poder Executivo, poderá adotar parâmetros para utilização das dotações, de forma a compatibilizar as despesas à efetiva realização das receitas, para garantir as metas de resultado primário, constantes do Anexo VIII desta Lei.

Art. 23. As despesas obrigatórias de caráter continuado definidas no art. 17 da Lei Complementar federal nº 101, de 4 de maio de 2000, e as despesas de capital relativas a projetos em andamento, cuja autorização de despesa decorra de relação contratual anterior, serão reempenhadas nas dotações próprias ou, em casos de insuficiência orçamentária, mediante transposição, remanejamento ou transferência de recursos nos termos do inciso V do art. 256 da Lei Orgânica do Município.

Art. 24. A despesa com precatórios judiciais obedecerá às determinações contidas no art. 29 e seu parágrafo único e nos arts. 30 e 31 da Lei nº 6.763, de 2020.

Art. 25. Ficam atualizados os Anexos de Metas Fiscais e de Riscos Fiscais e o Anexo de Metas e Prioridades constantes da Lei nº 6.763, de 2020, que passam a vigorar na forma dos Anexos VIII, IX e X desta Lei.

Art. 26. O Poder Executivo, mediante solicitação, abrirá crédito suplementar em favor do Poder Legislativo, no prazo de até trinta dias, contados da divulgação das diferenças correspondentes a eventual excesso de arrecadação em relação à previsão da Receita Tributária e das Transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159 da Constituição Federal efetivamente realizadas até 31 de dezembro de 2020, de modo a alcançar até o final do exercício financeiro de 2021 o limite de quatro por cento do valor previsto no art. 29-A, inciso V, da Constituição Federal.

Art. 27. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.



JORGE FELIPPE
Prefeito em exercício

ANEXO I

1 ANEXO 1 - RESUMO DA RECEITA DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL POR CATEGORIA ECONÔMICA, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf 1 ANEXO 1 - RESUMO DA RECEITA DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL POR CATEGORIA ECONÔMICA, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf

ANEXO II

2 ANEXO II - RESUMO DA RECEITA DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL POR CATEGORIA ECONÔMICA, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf 2 ANEXO II - RESUMO DA RECEITA DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL POR CATEGORIA ECONÔMICA, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf

ANEXO III

3 ANEXO III - RESUMO DA DESPESA POR FUNÇÃO, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf 3 ANEXO III - RESUMO DA DESPESA POR FUNÇÃO, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf

ANEXO IV

4 ANEXO IV - RESUMO DA DESPESA POR PODERES E ÓRGÃOS, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf 4 ANEXO IV - RESUMO DA DESPESA POR PODERES E ÓRGÃOS, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf

ANEXO V

5 ANEXO V -   RESUMO DO ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA POR ÓRGÃOS, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf 5 ANEXO V - RESUMO DO ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA POR ÓRGÃOS, SEGUNDO A ORIGEM DOS RECURSOS.pdf

ANEXO V - Adendo

5.1 Anexo V -Adendo - ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA NÃO DEPENDENTES.pdf 5.1 Anexo V -Adendo - ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA NÃO DEPENDENTES.pdf

ANEXO VI

6. ANEXO VI - DEMONSTRATIVO DA RECEITA ESTIMADA E DA DESPESA FIXADA DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL.pdf 6. ANEXO VI - DEMONSTRATIVO DA RECEITA ESTIMADA E DA DESPESA FIXADA DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL.pdf

ANEXO VII

7. ANEXO VII - CONSOLIDAÇÃO DOS QUADROS ORÇAMENTÁRIOS.pdf 7. ANEXO VII - CONSOLIDAÇÃO DOS QUADROS ORÇAMENTÁRIOS.pdf

ANEXOS VIII e IX

8-9. ANEXOS VIII - METAS FISCAIS e IX - RISCOS FISCAIS.pdf

ANEXO X

10. ANEXO X - METAS E PRIORIDADES.pdf 10. ANEXO X - METAS E PRIORIDADES.pdf

OUTROS ANEXOS

11 CAPA - RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 11 CAPA - RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 11.1 RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 11.1 RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 12 CAPA - DEMONSTRATIVO DE PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS.pdf 12 CAPA - DEMONSTRATIVO DE PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS.pdf 13 RELACAO DE SUBTITULOS POR UNID ORCAMENTARIA (1).pdf 13 RELACAO DE SUBTITULOS POR UNID ORCAMENTARIA (1).pdf 14 RELACAO DOS PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS (1).pdf 14 RELACAO DOS PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS (1).pdf 15 ADENDO - INDICAÇÕES - CAPA.pdf 15 ADENDO - INDICAÇÕES - CAPA.pdf 16 ADENDO - INDICAÇÕES.pdf 16 ADENDO - INDICAÇÕES.pdf

ARQUIVOS SUBSTITUÍDOS (Conforme Ofício GP/CMRJ nº 002 de 9/02/2021)

6.0 ANEXO VI - 0. CAPA.pdf 6.0 ANEXO VI - 0. CAPA.pdf 6.1 ANEXO VI - 1. RESUMO QGR.pdf 6.1 ANEXO VI - 1. RESUMO QGR.pdf 6.2 ANEXO VI - 2. QGR FISCAL SEG. SOCIAL.pdf 6.2 ANEXO VI - 2. QGR FISCAL SEG. SOCIAL.pdf 6.3 ANEXO VI - 3. QGR FISCAL.pdf 6.3 ANEXO VI - 3. QGR FISCAL.pdf 10.2 ANEXO X - 2 - CAPA - METAS E PRIORIDADES - EMENDAS LEGISLATIVAS.pdf 10.2 ANEXO X - 2 - CAPA - METAS E PRIORIDADES - EMENDAS LEGISLATIVAS.pdf 6.4 ANEXO VI - 4. QGR SEG. SOCIAL.pdf 6.4 ANEXO VI - 4. QGR SEG. SOCIAL.pdf 6.6 ANEXO VI - 6. QGD.pdf 6.6 ANEXO VI - 6. QGD.pdf 6.5 ANEXO VI - 5. RECEITA ORGAOS INDIRETA (1).pdf 6.5 ANEXO VI - 5. RECEITA ORGAOS INDIRETA (1).pdf 7 ANEXO VII - 0. CAPA - CONSOLIDACAO DOS QUADROS ORCAMENTÁRIOS.pdf 7 ANEXO VII - 0. CAPA - CONSOLIDACAO DOS QUADROS ORCAMENTÁRIOS.pdf 7.1 ANEXO VII - COD FONTES I.pdf 7.1 ANEXO VII - COD FONTES I.pdf 7.2 ANEXO VII - COD FONTES II.pdf 7.2 ANEXO VII - COD FONTES II.pdf 8.1 ANEXO VIII - CAPA - METAS FISCAIS.pdf 8.1 ANEXO VIII - CAPA - METAS FISCAIS.pdf 8.2 ANEXO VIII - METAS FISCAIS (1).pdf 8.2 ANEXO VIII - METAS FISCAIS (1).pdf 9 ANEXO IX - CAPA - RISCOS FISCAIS.pdf 9 ANEXO IX - CAPA - RISCOS FISCAIS.pdf 9.1 ANEXO IX - RISCOS FISCAIS.pdf 9.1 ANEXO IX - RISCOS FISCAIS.pdf 10 ANEXO X - 1 - CAPA - METAS E PRIORIDADES.pdf 10 ANEXO X - 1 - CAPA - METAS E PRIORIDADES.pdf 10.1 ANEXO X - 1 - METAS E PRIORIDADES.pdf 10.1 ANEXO X - 1 - METAS E PRIORIDADES.pdf 10.3 ANEXO X - 2 - METAS E PRIORIDADES - EMENDAS LEGISLATIVAS.pdf 10.3 ANEXO X - 2 - METAS E PRIORIDADES - EMENDAS LEGISLATIVAS.pdf 8 ATUALIZACAO LDO - CAPA.pdf 8 ATUALIZACAO LDO - CAPA.pdf



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